Opinião – “Sociedade sem sentido e sem futuro”

Posted by

PROVEDORIA AMBIENTE 07 GMMMassano Cardoso

Tenho acompanhado de perto as mudanças sociais verificadas nos últimos tempos com graves consequências para a saúde e bem-estar das pessoas. Falta de esperança, ausência de respeito pela dignidade humana, ansiedade permanente, mortificação em crescendo, explosão de vítimas da incúria e de interesses pouco confessáveis por parte de muitas pessoas, e entidades, que veem os cidadãos como mera matéria suscetível de produzir riqueza para si, não para os próprios, aparecimento de cultores de novas formas de escravidão, embrenhados dos mesmos princípios e lógica das sociedades que nos precederam, e que foram combatidas por serem iníquas, é o pão nosso de cada dia. Tudo se repete, sobretudo a miséria e o sofrimento do próximo.

Tremo quando leio notícias sobre suicídios de pessoas que, incapazes de sobreviverem na sociedade atual, partem sós ou acompanhados dos entes mais queridos, os filhos. Tremo e sinto náuseas perante tamanho comportamento de desespero, condicionado e promovido por sociedades hipócritas que se escondem no silêncio, no anonimato ou em associações filantrópicas, que não são mais do que formas de esconjurar e eliminar más consciências.

É a sociedade que leva algumas pessoas a afastarem-se intencionalmente da vida, mas há situações em que a mesma sociedade pune com mão dura todas as pessoas que ajudam a procura do alívio numa morte desejada face à alternativa que é sofrer sem solução os últimos tempos da existência. Um paradoxo, a mesma sociedade que “obriga” os seus elementos a viverem em condições deploráveis, levando alguns a procurar a antecipação do fim da vida, proíbe que os sofredores físicos de problemas irreversíveis e mortais optem pela antecipação da morte libertadora. Uma sociedade parva, hipócrita, que usa as suas leis para impor uma ordem social baseada no direito e respeito pela vida mas que ao mesmo tempo leva pais a suicidarem-se levando consigo os seus próprios filhos.

Uma sociedade sem sentido, sem moral que gosta de manifestar a sua pretensa superioridade. Uma sociedade sem sentido e sem futuro, a “nossa” sociedade!

 

2 Comments

  1. wagner costa pereira says:

    e desumano a maneira como o governo vem ignorando o povo,submetendo-se as regras da uniao europeia sem o menor constrangimento com o sofrimento do povo e seu desespero levando o mesmo a atitudes drasticas e insanas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.