Manteigas inaugura Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere

Spread the love

Vale Glaciar Zêzere

A Câmara de Manteigas, na Serra da Estrela, inaugura na segunda-feira um Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, que irá aumentar a atratividade turística do concelho, disse à agência Lusa o autarca local.

Segundo o presidente da Câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, o projeto vai ser “um equipamento de atratividade turística e consolida a estratégia de promoção do Vale Glaciar, iniciada em 2010, com a candidatura às 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de grandes relevos”.

O equipamento, que recorre às novas tecnologias, tem como principal atração um simulador que leva o visitante a recuar milhares de anos e a realizar uma viagem virtual em balão de ar quente, “para perceber como é que se desenvolveu aquele vale glaciar e como é que se fez a glaciação”, disse.

“Será simulada uma viagem de balão de ar quente sobre o vale, nos tempos da glaciação, e mostrará a sua evolução até aos dias de hoje”, adiantou o autarca.

Explicou que será possível observar “uma ilustração com as diferentes épocas de glaciação, bem como a deslocação dos três glaciares que transformaram o vale naquilo que hoje se pode observar”.

Esmeraldo Carvalhinho referiu que o complexo, que será uma espécie de “porta de entrada” para o Vale Glaciar do Zêzere, está instalado numa antiga Casa do Guarda, junto do Viveiro das Trutas, no início do acesso ao vale, a partir de Manteigas, que foi reconstruída pela câmara municipal e adaptada às novas funções.

O Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere também dispõe de vários quadros interativos com imagens sobre a fauna e flora locais, apresenta duas “janelas” sobre o passado e o presente de Manteigas e um mapa interativo com 16 percursos pedestres que os visitantes podem descobrir e percorrer.

Em forma de U, o maior vale glaciar da Europa, com 13 quilómetros de extensão, está integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e na Rede Natura 2000.

O autarca de Manteigas assume que o novo espaço, a inaugurar pelas 16H00 desta segunda-feira, dia do feriado municipal, “contribuirá para a promoção das paisagens envolventes” da vila e para o crescimento económico do concelho, “através da componente turística”.

Também surge com o objetivo de valorizar o território, dando-o a conhecer aos visitantes, “para que assim o possam apreciar e interessar-se pela sua preservação”.

A autarquia de Manteigas pretende fazer parcerias com as escolas da região e de todo o país, para que os alunos também possam visitar o novo equipamento que custou 400 mil euros.

O autarca assinala que a obra foi suportada, na totalidade, por fundos comunitários e por verbas do Turismo de Portugal, ficando “a custo zero para a Câmara Municipal de Manteigas”.

Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.