Instituições ambientalistas promovem Coastwatch em Ovar para analisar poluição e erosão

Posted by

1º lugar concurso CW 2011A Associação Amigos do Cáster e o Ecoclube Júlio Dinis promovem domingo, em Ovar, uma edição da Coastwatch – Ação de Monitorização da Orla Costeira, para analisar os efeitos da poluição e da erosão nas praias locais.

O percurso a vigiar estende-se da praia do Furadouro à do Torrão do Lameiro e os critérios da observação são definidos pela organização internacional Coastwatch Europe, que, em território português, entregou a coordenação do projeto ao Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA).

“O objetivo é registar a quantidade e o tipo de resíduos que se encontram no areal, tenham eles surgido por intervenção humana, por ação do mar, a partir do outro lado do mundo, ou pelos nossos próprios rios”, explicou à Lusa Carlos Ramos, presidente da Associação Amigos do Cáster.

“Deslocamo-nos a vários checkpoints e também medimos a extensão de areia, para monitorizar a erosão registada na praia”, continua esse responsável. “Além disso, também identificamos aves, eventuais cetáceos, se aparecerem, e fazemos um breve levantamento da fauna e flora locais”.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*