Dias de receber a pensão são perigosos para os idosos

Posted by

idoso fraude

“Não circular sozinhos nos dias em que levantam as pensões e evitar qualquer tipo de abordagem por estranhos” é um procedimento que os idosos devem cumprir obrigatoriamente. Este foi o alerta lançado hoje por José Luís Alves, oficial de relações públicas do Comando Territorial distrital da GNR de Castelo Branco, perante o aumento dos registos de burlas registados pelas forças de segurança.

O comando distrital registou 13 burlas a idosos desde o início do ano, atingindo no início de março metade do total de casos registado em 2012.

O valor total das burlas registadas este ano no distrito ascende a 11 mil euros, sublinha o major José Luís Alves, “Houve dois casos no valor aproximado de três mil euros cada e todas as outras foram de menor valor”, referiu.

O problema é transversal à região. Ainda no passado dia 6 de março um idoso de 89 anos, do concelho de Soure foi burlado, de uma só vez, em 14 mil euros. Os ladrões fizeram-se passar por funcionários do Município de Coimbra e alegaram que as notas iam sair da circulação.

Aliás, o modo de operação é semelhante “em 90 por cento das situações”: um ou dois indivíduos apresentam-se como funcionários do Estado, geralmente da Segurança Social, para trocar notas de euros que vão deixar de circular.

Assim que os idosos lhes passam o dinheiro para as mãos, fogem.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*