Câmara de Aveiro anuncia concurso para reabilitar a Praça do Peixe

Posted by
Spread the love

A Câmara de Aveiro aprovou a abertura de procedimento para a reabilitação do Mercado do Peixe e arranjos exteriores, no âmbito do projeto “Vamos ao Mercado“, anunciou hoje a autarquia.

A deliberação surge no seguimento de uma candidatura aprovada para o projeto “Vamos ao Mercado”, que prevê a requalificação do Mercado José Estêvão, num investimento global de 260 mil euros, financiada em 75% pelo programa Promar.

A intervenção, além de fazer face à degradação, atuando nas coberturas e nas bancas, procura resolver problemas técnicos e funcionais, libertando o edifício, em ferro forjado e vidro, do bloco de sanitários e posto de transformação ali construído.

O pavimento existente será estendido a novas áreas, procurando diminuir a presença automóvel. O projeto reduz o perfil viário para uma faixa e um sentido, marcando-o em pavimento de microcubo de granito ao nível de todo o restante chão, passando a poder-se usufruir de um espaço dedicado essencialmente às pessoas e à vivência do centro, que se entenderá desde a atual Praça do Peixe até ao início do Largo da Capela de S. Gonçalinho, envolvendo parte do canal dos Botirões.

O Mercado José Estevão (mercado do peixe) foi um dos equipamentos urbanos mais afetados pelos últimos temporais na cidade de Aveiro, tendo sofrido danos ao nível das coberturas e quebra dos vidros laterais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.