Cargueiro encalhado perto da Murtosa vai ser rebocado

Posted by
DR

DR

Uma empresa holandesa vai tentar retirar da praia do Muranzel, na Murtosa, o cargueiro “Merle“, encalhado há mais de dois meses. Segundo fonte da Marinha, a operação de assistência marítima para a reflutuação do navio, foi adjudicada à empresa de salvamentos marinhos “Mammoet Salvage”, da Holanda.

Os trabalhos passam pela retirada das matérias poluentes e outros resíduos perigosos e pelas ações preparatórias para a operação de remoção do casco com a sua reflutuação.

Posteriormente, o navio será rebocado para porto seguro, com a utilização de recursos portugueses. A assinatura do contrato para a realização da operação de assistência marítima ao “Merle” acontece um mês depois de ter expirado o prazo para a apresentação do plano de remoção do navio.

No entanto, o comandante do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira, que acompanhou todo o processo, disse à Lusa que o proprietário do navio e a companhia de seguros tinham pedido uma prorrogação do prazo, devido à “complexidade da operação a realizar”.

O cargueiro, com bandeira das Ilhas Cook, encalhou na manhã de 19 de janeiro, a sul da praia da Torreira, sem causar feridos graves, quando seguia sem mercadoria com destino a Huelva, em Espanha

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*