14 distritos em aviso amarelo e estradas cortadas em cinco distritos

Posted by
Spread the love

03 chuvaCatorze distritos de Portugal continental apresentam hoje uma situação de risco para algumas atividades devido às previsões de chuva forte e vento de rajada, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos em causa são todos os do Norte e Centro do país, tendo o instituto marcado com aviso amarelo Viana do castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto e Santarém devido à chuva forte que deverá cair até às 21:00 de hoje.

Além disso, também Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, não só por causa da chuva forte mas também pelo vento com rajadas.

O mau tempo e sobretudo a chuva provocaram o corte de várias estradas por inundação ou deslizamento de terras, deixando mesmo isoladas duas povoações.

Segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil, há cinco distritos mais afetados: Aveiro, Braga, Coimbra, Santarém e Viseu.

Em Santarém, os estragos são mais avultados já que uma povoação – Reguengo de Alviela – está isolada devido à submersão da Estrada Nacional 365 na Ponte do Alviela, a jusante do Pombalinho.

Nesse distrito, estão mais de uma dezenas de estradas submersas, vários campos agrícolas estão inundados, assim como uma praia fluvial, a Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo e o Cais da marina de Valada.

Em Viseu, uma outra povoação está isolada – Valonguinho, no concelho de Resende -, estando uma estrada cortada devido às inundações.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.