14 distritos em aviso amarelo e estradas cortadas em cinco distritos

Posted by

03 chuvaCatorze distritos de Portugal continental apresentam hoje uma situação de risco para algumas atividades devido às previsões de chuva forte e vento de rajada, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos em causa são todos os do Norte e Centro do país, tendo o instituto marcado com aviso amarelo Viana do castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto e Santarém devido à chuva forte que deverá cair até às 21:00 de hoje.

Além disso, também Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, não só por causa da chuva forte mas também pelo vento com rajadas.

O mau tempo e sobretudo a chuva provocaram o corte de várias estradas por inundação ou deslizamento de terras, deixando mesmo isoladas duas povoações.

Segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil, há cinco distritos mais afetados: Aveiro, Braga, Coimbra, Santarém e Viseu.

Em Santarém, os estragos são mais avultados já que uma povoação – Reguengo de Alviela – está isolada devido à submersão da Estrada Nacional 365 na Ponte do Alviela, a jusante do Pombalinho.

Nesse distrito, estão mais de uma dezenas de estradas submersas, vários campos agrícolas estão inundados, assim como uma praia fluvial, a Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo e o Cais da marina de Valada.

Em Viseu, uma outra povoação está isolada – Valonguinho, no concelho de Resende -, estando uma estrada cortada devido às inundações.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*