Papa Bento XVI resigna hoje

Posted by

papa

O papa Bento XVI resigna hoje, 27 de fevereiro, às 19:00 TMG (mesma hora em Lisboa), terminando um pontificado marcado por uma diminuição das vocações, escândalos de pedofilia e de fuga de documentos confidenciais.

O fim do pontificado de Bento XVI terminará sem qualquer cerimónia, depois de saudar os cardeais que estiverem em Roma, pelas 11:00 TMG, no palácio apostólico.

Às 16:00 TMG, Bento XVI parte de helicóptero para o palácio apostólico de Castel Gandolfo, 25 quilómetros a sul de Roma.

No final do período de dois meses, Joseph Ratzinger – que passará a ter o título de “Sua santidade Bento XVI, papa emérito” – regressa ao Vaticano, para residir num mosteiro, dentro das muralhas do pequeno Estado, atualmente a ser renovado, de acordo com o porta-voz padre Federico Lombardi.

Assim que a resignação de Bento XVI for efetiva, entra-se no período de “Sé apostólica vacante”, que vigora entre a morte/renúncia e a eleição do novo papa.

A partir de sexta-feira, os cardeais vão reunir-se em “congregações” para identificar as prioridades da Igreja e selecionar os candidatos a papa.

Até aqui e de acordo com a constituição apostólica (“Universi Dominici Gregis”, assinada por João Paulo II, em 1996), o conclave dos cardeais eleitores (com menos de 80 anos) não podia começar antes de 15 de março, mas depois do “motu proprio” publicado na segunda-feira por Bento XVI os cardeais podem decidir, por meio de voto, antecipar o conclave para permitir ao novo papa uma melhor preparação para a Páscoa, a 31 de março, uma celebração muito importante para 1,2 mil milhões de católicos.

A 11 de fevereiro, Bento XVI anunciou a resignação, devido “à idade avançada”.

O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.