Opinião – Pelo Serviço de Ortopedia no Pediátrico de Coimbra!

Posted by

Rita RatoRita Rato

Que tempo este em que vivemos, onde a vontade do Governo de ajustar contas com o 25 de Abril e suas conquistas é tal, que nem as valências dos hospitais pediátricos escapam!

Este Governo salva e protege os grupos económicos e financeiros, ao mesmo tempo que empobrece o povo e o país. É um caminho de retrocesso civilizacional que vê gorduras do Estado nos hospitais pediátricos, mas considera bem empregues os mais de 5.600 milhões de euros para a recapitalização dos bancos privados, que depois despedem centenas de trabalhadores e negam crédito às PME´s e às famílias ao mesmo tempo que fazem lucros a especular com a dívida pública.

No passado dia 20 de dezembro, sem qualquer estudo ou relatório clínico justificativo, o Governo tentou de forma sorrateira extinguir o serviço de ortopedia do Pediátrico de Coimbra. Em defesa deste serviço saíram os médicos ortopedistas, assim como todos os diretores dos restantes serviços do Hospital Pediátrico de Coimbra. A salvaguarda deste serviço é justificada por uma abordagem multidisciplinar, específica e diferenciada das doenças e patologias que afetam crianças e jovens.

O Serviço de Ortopedia Pediátrica é um serviço altamente diferenciado e dá resposta muito para lá das fronteiras da Região Centro, sendo hoje uma referência a nível nacional e internacional em áreas de excelência como tumores, escolioses e pé boto. A sua criação, em 1995, partiu do reconhecimento da especificidade e diferenciação técnica alcançadas na área da ortopedia. O Serviço de Ortopedia Pediátrica, assim como os restantes Serviços que são referência a nível internacional, atingiu este patamar de qualidade pela salvaguarda da autonomia e existência de um quadro médico próprio, fundamentais para a afirmação e desenvolvimento do trabalho prestado e desenvolvido.

A possível extinção Serviço de Ortopedia Pediátrica colocará em causa a qualidade da prestação de cuidados de saúde às crianças e jovens com problemas músculo-esqueléticos. Esta decisão, que representa um sério retrocesso, é inseparável do ataque em curso contra o SNS, de degradação de valências e múltiplas respostas específicas, em particular de desmantelamento dos cuidados autónomos pediátricos.

Todos somos necessários para lutar pela imediata salvaguarda e manutenção do Serviço de Ortopedia Pediátrica do Pediátrico de Coimbra. Todos somos poucos para defender este estabelecimento hospitalar.

Todos, profissionais e utentes, mães, pais e filhos, devemos defender o reforço dos meios materiais e humanos do Pediátrico de Coimbra, imprescindíveis para uma resposta de qualidade, garantindo o direito à saúde a todas as crianças conforme consagrado na Constituição da República Portuguesa.

One Comment

  1. luisa olinda teles says:

    Foi marcada uma consulta para o meu filho para ortopedia no HP Coimbra para as 8.h30 da manhã, tive conhecimento através de um cartão que recebi doHP.
    Cheguei pontualmente e esperei na sala de espera do antigo pavilhão até ás 10h, quando me dirigi ao guiche pela segunda vez e perguntei delicadamente se o Dr. G. já tinha chegado,renovando às 10h 30 renovei a mesma pergunta, a resposta foi, NÃO!
    Sentei-me calmamente mas surpreendida, passado mais uns 15 mimutos chamaram pelo nome do meu filho. Entramos no gabinete do Sr.dr: que nem teve a delicadeza de nos mandar sentar, iniciou sim uma conversa insultuosa, sobre a sua importante posição de médico de topo de carreira, sobre o seu estatuto de exclusividade hospitalar. Gritou, gritou, e absurdamente terminou dizendo que até já tinha uma filha na universidade ( muito relevante para a situação e o local). E nada de fazer a consulta, finalmente, o Sr. Dr. G. diz que o meu filho tinha um tomor benigno, mas como eu fizera as perguntas sobre as horas do inicio das consultas já não o operaria bem. Surprendente competência, éticae pontualidade. do ortpedista G.!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.