O humor de Karl Valentin pelo Cendrev no palco em Coimbra

Posted by

vouounaovou04

“Vou ou não vou esta noite ao teatro?” é o título do espetáculo que o Cendrev – Centro Dramático de Évora leva quinta e sexta-feira à cena no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra, com textos de Karl Valentin. Em palco, o humor desconcertante e o absurdo de uma dramaturgia que contraria os padrões estabelecidos e que influenciou Bertolt Brecht e Samuel Beckett.

Com encenação de José Russo, director artístico do Cendrev, o espectáculo inclui 10 textos do dramaturgo alemão: “O projector avariado”, “Conta”, “No chapeleiro”, “O encadernador Wanninger”, “O aquário”, “O ciclista”, “A carta de amor”, “Porque é que os teatros estão vazios?”, “Pai e filho falam da guerra” e “Coplas China”. Ao longo de 90 minutos, três atores – José Russo, Maria Marrafa e Rui Nuno – vão desfiando as histórias breves de Valentin, que, à semelhança de toda a sua dramaturgia, utilizam o ilógico, o absurdo e uma aparente falta de sentido como estratégia para denunciar e contrariar os padrões estabelecidos.

Um teatro, afirma o Cendrev, “que se opõe a qualquer tipo de equilíbrio e que combina o pessimismo irónico e a ingenuidade radical”. E que faz todo o sentido apresentar, 100 anos depois da sua escrita, numa Europa que permanece caótica: perante “a insistência na falta de lógica e na gratuitidade dos acontecimentos”, o teatro de Valentin “deixa de ser um absurdo e passa a funcionar como um espelho crítico de uma realidade incómoda”.

O espetáculo será apresentado no Teatro da Cerca quinta e sexta-feira, 21 e 22 de fevereiro, sempre às 21H30. Os bilhetes, que já estão à venda e podem ser reservados pelos contactos habituais d’A Escola da Noite/TCSB (239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt), custam entre cinco e 10 euros.

Para além dos descontos normalmente praticados (estudante, maiores de 65 anos, profissionais e amadores de teatro, entidades protocoladas), mantêm-se válidas as campanhas “Até ao próximo”, “Teatro na Baixa” e as assinaturas TCSB, que garantem condições muito vantajosas na aquisição de ingressos.

À quinta-feira, o TCSB pratica o preço único de cinco euros (50 por cento de desconto sobre o preço normal), no âmbito da iniciativa “Quintas no Teatro”. As apresentações do espetáculo em Coimbra acontecem no âmbito da Culturbe – Braga, Coimbra e Évora, um projeto de programação em rede que une o TCSB, o Theatro Circo de Braga e o Teatro Garcia de Resende, financiado pelo programa Mais Centro, do QREN.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.