NASA e ESA participam em seminário sobre sistemas críticos em Coimbra

Spread the love

nasa

A NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) estão entre as entidades que vão participar, em Coimbra, nos dias 20 e 21, num seminário internacional sobre sistemas críticos de alta integridade.

“Gostaríamos de motivar a indústria e a investigação nacional a trabalhar nestas áreas”, disse à agência Lusa Nuno Silva, gestor de programas da Critical Software e responsável pela organização da iniciativa.

Organizado pela Critical Software, no âmbito do projeto Critical Step, que resulta de uma parceria luso-italiana, o seminário visa promover em Portugal “um amplo debate, à escala internacional, sobre a confiabilidade e certificação de sistemas críticos e complexos”, refere a empresa, em comunicado.

Os sistemas críticos de alta integridade, usados, designadamente, na indústria espacial, na aviação e noutros meios de transporte, podem definir-se pela elevada probabilidade de as suas eventuais falhas provocarem perda de vidas humanas ou grandes prejuízos materiais e para a vida em sociedade.

Vão participar no encontro, na Quinta das Lágrimas, responsáveis da NASA, ESA, Agência Espacial Japonesa (JAXA) e Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA), entre outras entidades.

“Queremos colocar Portugal no mapa naquilo que se faz de melhor nas tecnologias de informação”, disse Nuno Silva, que tem trabalhado nos últimos anos com a NASA, cliente da empresa de Coimbra.

A industrial espacial, aliás, “é muito importante para a Critical”, uma vez que “faz parte do seu ‘ADN’ praticamente desde que nasceu”, em 1998, quando a empresa encetou relações comerciais com a NASA, salientou.

Estarão ainda representadas universidades portuguesas, italianas, britânicas e alemãs e diversas organizações internacionais, que vão debater “os desafios e as tendências do mercado dos sistemas de alta integridade nas diversas indústrias, com particular destaque para resultados de pesquisas recentes levadas a cabo” pelos investigadores.

O seminário sobre confiabilidade e certificação vai reunir “os mais reputados especialistas académicos e industriais, contribuindo para consolidar o importante papel ocupado pela tecnologia portuguesa nos sistemas de críticos de alta integridade”, adianta a nota.

Entre os vários temas a abordar no seminário, destacam-se a “verificação e validação, as “análises de integridade e certificação de sistemas”, a “segurança e a injeção de falhas” e os “projetos de cooperação entre o meio académico e o meio empresarial”.

A Critical Software é uma empresa global que “fornece tecnologia de ‘software’ fiável para sistemas de informação críticos para o negócio e/ou missão de empresas e organismos líderes” nos seus mercados.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.