Guarda vai ter cápsula do tempo com testemunhos de personalidades locais

Posted by

GUARDA

O Clube Escape Livre da Guarda anunciou que vai liderar o projeto de criação de uma cápsula do tempo, que conterá testemunhos de 40 personalidades, que serão revelados em 2050.

A cápsula será enterrada, no dia 01 de julho, perto da torre de menagem da Guarda, num terreno cedido pela Câmara Municipal.

O anúncio foi feito na sexta-feira por Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, instituição que se dedica à promoção da região através do automóvel, durante a realização de uma gala comemorativa dos 40 anos do programa radiofónico Escape Livre e dos 65 anos da Rádio Atitude.

Segundo o responsável, a cápsula conterá textos com testemunhos, desejos e antevisões “redigidos por 40 personalidades marcantes” da sociedade atual, “sobre o que vai ser a cidade e a região em 2050, altura em que a cápsula será aberta e se confirmará” o acervo guardado no seu interior.

“Queremos pensar e projetar a Guarda para 2050, para que em 2050 se entenda como hoje pensamos o futuro, quais os desafios que consideramos decisivos para o desenvolvimento, quais os caminhos que queremos seguir para melhorar a nossa qualidade de vida e bem-estar”, justificou.

Luís Celínio explicou que o projeto pretende ser “uma forma de olhar para o futuro e pensar na cidade em todas as suas vertentes, de criar memória e de suscitar curiosidade de visita”, para “atrair mais turistas” para a cidade mais alta do país.

Em abril serão dados mais pormenores sobre o plano, disse, adiantando que a cápsula será fechada no dia 01 de julho, na presença do empresário Francisco Pinto Balsemão, patrono do projeto que também envolve a Rádio Altitude e o Instituto Politécnico da Guarda.

O responsável lembrou que, em 2008, o clube tinha anunciado um projeto idêntico, que também integrava a criação de um museu interativo e multimédia, mas tinha “custos avultados” e não se concretizou “por diversas razões”.

O propósito agora anunciado “retomou um pouco o conceito anterior”, embora seja “menos ambicioso do ponto de vista dos recursos”, assumiu.

Durante a gala que juntou ceca de duas centenas de convidados, o Clube Escape Livre homenageou pilotos de automóveis, empresários, entidades e várias personalidades, incluindo o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, a quem entregou o troféu ‘Escape Livre 40 anos’.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*