Grupos de “Bicicletas”, “Trotinetas”, “Alberquêras” e “Penantes” desfilam na Nazaré

Posted by
DR

DR

Bicicletas“, “Trotinetas“, “Alberquêras” e “Penantes” concertam-se no sábado, na marginal da Nazaré, para um desfile de mais de 800 foliões que, segundo a autarquia, cumpre a tradição de anunciar a chegada do Carnaval à praia.

“Estes grupos, com a sua boa disposição, cumprem uma tradição de longa data, anunciando a chegado do Carnaval à praia”, anunciou hoje a comissão organizadora.

Na vila, onde a folia se mantém fiel a antigos costumes, manda a tradição que os grupos se concentrem na marginal para uma manhã de diversão.

Nos “bicicletas”, um dos mais antigos grupos de foliões da vila, só se aceitam “homens, de várias faixas etárias, que percorrem as ruas da Nazaré sobre duas rodas, ao jeito do verdadeiro Carnaval trapalhão”.

Aos 200 homens e respetivas bicicletas juntam-se, noutro ponto da marginal, as “Trotinetas”, um grupo exclusivamente feminino e que totaliza 180 mulheres que todos os anos escolhem um tema para se apresentarem no desfile.

A estes dois juntam-se, desde 2012, as “Alberquêras”, também um grupo feminino com 250 elementos que se caracterizam pelo uso do fato tradicional da Nazaré.

E por fim, um outro grupo recente, os “Penantes” junta-se à festa com mais 200 participantes.

A concentração dos grupos, nos seus pontos de encontro escolhidos (todos junto à marginal), tem lugar por volta das 11H00.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*