Biblioteca Joanina celebra cinco séculos de certificação da “casa da livraria”

Posted by
Spread the love

100308 BIBLIOTECA JOANINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA LUIS CARREG

Os cinco séculos de biblioteca que a Universidade de Coimbra e o país celebram são, certamente e pelo menos, mais dois. Quer isto dizer que, contando a universidade sete séculos, não é de supor 200 anos de estudo geral sem livros.

Mesmo porque, é esta é uma verdade sem contestação, não há universidade sem biblioteca, significando esta sabedoria e pensamento.
Estes cinco séculos que agora se celebram, significam, portanto, a “certificação” da chamada “casa da livraria”, num documento de 1513 que não apenas lhe atesta a existência, mas ainda dá a conhecer os cuidados que o reitor João Alvarez lhe dedicava (mandando reparar um cano em mau estado) e as benfeitorias a que estava obrigado (com a compra de 100 cruzados em livros a cada triénio).

Ontem, na cerimónia inaugural da comemoração dos 500 anos da Biblioteca da Universidade, José Augusto Cardoso Bernardes, diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), a sua herdeira direta, destacou estes que são factos significativos de uma história rica e fundadora.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.