Temperaturas descem 4 a 6 graus a partir de sábado

Spread the love

frio

Os termómetros vão registar temperaturas mínimas 4 a 6 graus abaixo da média da época a partir de sábado devido a uma massa de ar frio que vai atingir Portugal Continental, adiantou à Lusa o meteorologista Bruno Café.

“Neste momento, existe uma tendência para que, a partir de dia 12 [sábado], se estabeleça um anticiclone no Atlântico ao largo das ilhas britânicas que vai originar um fluxo de nordeste, que transportará uma massa de ar frio em direção a Portugal Continental e também à Madeira, mas mais na direção de Portugal Continental, com as temperaturas a registarem valores que poderão situar-se entre 4 a 6 graus abaixo da média para esta época do ano”, disse à agência Lusa Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Questionado pela Lusa sobre se esta descida da temperatura pode dar origem a uma vaga de frio, Bruno Café explicou que esse é um cenário que não está excluído.

“Nós [IPMA] utilizamos a expressão “onda de frio” quando as temperaturas registam valores abaixo dos valores da média para a época durante mais de cinco dias seguidos”, explicou o meteorologista. “Para já, o que sabemos é que a partir de sábado as temperaturas deverão estar abaixo da média para época. Pode de fato dar origem a uma onda de frio, mas ainda não podemos classificar como tal”, acrescentou.

Texto de agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.