Seis barras marítimas fechadas devido ao mau tempo

Posted by
DR

DR

A Marinha Portuguesa encerrou também a barra de São Martinho do Portoa toda a navegação”, devido ao mau tempo, juntando-se assim às barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Douro.

Segundo a página de internet da Marinha Portuguesa, além destas há ainda outras duas com navegação condicionada: Aveiro e Figueira da Foz.

Estas duas barras estão já fechadas para embarcações de cumprimento inferior a 35 metros.

Devido ao agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, a Marinha alertou em comunicado “toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar”.

A previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) “antevê o agravamento do estado do mar com ondulação de Noroeste a aumentar até aos oito metros de altura, que afetarão em especial a costa Oeste de Portugal continental e o arquipélago dos Açores entre sábado (19 de janeiro) e quarta-feira (23 de janeiro)”, lê-se na nota.

A Marinha sublinha ainda que os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e de Ponta Delgada “estão permanentemente a acompanhar a atividade no mar e prontos para dar resposta a qualquer situação de emergência”.

O IPMA colocou 15 distritos em aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 06:00 e as 12:00 de sábado devido a ventos fortes.

Os distritos afetados são Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Beja.

Autor: Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*