Opinião – Parlamento dos Jovens

Posted by
Spread the love

NUNO ENCARNACAO

A semana passada tive mais uma vez a oportunidade de ir a uma Escola Pública, (que tem apresentado ao longo dos tempos excelentes resultados, onde alunos e Professores são os maiores responsáveis de todo este meritório sucesso) a Escola Secundária Infanta D. Maria.

O tema do debate (inserido num programa organizado anualmente pela Assembleia da República com todas as escolas do País) era o de “Como ultrapassar a crise?”.
Tive a felicidade de em menos de duas horas ter cerca de 30 perguntas de jovens interessados pelo seu País, de ouvir a opinião deles nestas idades, de cada um ter já a noção que o País para ser sustentável tem de gastar menos.
Sempre fui defensor da Escola Pública, fiz o meu liceu na Escola José Falcão em Coimbra (onde em anos anteriores também as visitei ao abrigo deste programa tal como a Avelar Brotero). Hoje estas Escolas têm as melhores condições de sempre que já alguma vez conheci, porventura algumas obras até exageradas para um País que sem dinheiro não as conseguirá manter mensalmente. Onde as derrapagens orçamentais foram chocantes.
Pode e deve haver espaço para a Educação de iniciativa privada, mas agrada-me ver tanta qualidade em tantos alunos, nestes três exemplos que vos falei na nossa Cidade de Coimbra. Cada vez mais acredito na competência dos nossos Professores que nos formam e de todos estes alunos que ajudarão a resolver os problemas que um ex-primeiro-ministro chamado José Sócrates um dia lhes deixou.
Portugal tem futuro, mas não devia nunca ter tido este passado!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.