Opinião – Futuro?

Posted by

Antonio J PEDROSA 1António Jorge Pedrosa

A China não é mais representada pelas inúmeras lojas, que vendem produtos baratos. A China hoje é a fábrica do planeta. Com a deslocalização da tecnologia, conhecimento e produção, este país é a potência emergente, aquela que faz tremer o velho e o novo continente.

Se por um lado podemos ficar satisfeitos pelos milhões de chineses que têm hoje melhores condições de vida, por outro a fatura pagar-se-á com desemprego, principalmente na Europa. Mas a China ainda é uma ditadura. Se a democracia vem, vai-se a competitividade, a China parte-se em pedaços, como aconteceu com a ex-União Soviética, e os trabalhadores vão querer o seu quinhão de riqueza. Na próxima década, a instabilidade política e social neste país será incontrolável e de dimensões dantescas.

O desmembramento da União Soviética será uma brincadeira de crianças comparado com a queda do comunismo chinês. A China interessa aos grandes grupos empresariais porque é uma ditadura. Quando deixar de o ser, estes virar-se-ão África. E a seguir? Vamos para Marte?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*