Num ano em que a pesca de sardinha desceu consideravelmente, por necessidade de preservação da espécie. Num ano em que a grave crise económica afetou profundamente o bolso dos portugueses, o país parece ter descoberto a cavala.
É verdade que a “necessidade faz o engenho” e foi com base nessa máxima que a Docapesca viu na adversidade uma oportunidade. A campanha de promoção e valorização da cavala realizada em todo o país, teve resultados muitíssimo positivos, com as vendas em lota a aumentar cerca de 30% em relação ao ano passado.
A valorização desta espécie, introduzindo-a na mesa dos portugueses, permitiu não só que os pescadores vissem compensadas as perdas pela diminuição da pesca de sardinha, mas também a criação de hábitos de consumo de um peixe que é abundante na nossa costa e que atualmente não tem limite de cota de captura. Não menos importante é o facto de ele chegar ao consumidor final a um preço bastante acessível.
Saúdo o presidente da Docapesca, José Apolinário, pela forma como soube driblar as dificuldades.