Lousã atribui certificados de fácil acesso a empresas e instituições

Posted by

LUÍS ANTUNES CJM

 

Foi a 5.ª cerimónia de atribuição destes certificados na última década, o que demonstra, de acordo com o provedor para a deficiência, João Carlos Henriques, que “esta é a prova do sucesso da iniciativa, que foi pioneira, mas depois seguida por instituições internacionais”.

Perante uma plateia de meia centena de pessoas, o provedor acrescentou que a obtenção do selo de acessibilidade é também “um indicador do dinamismo do comércio local”, porque não se destina apenas a cadeiras de rodas, mas também a pessoas com mobilidade reduzida ou cadeiras de bebés.

Lojas de vários ramos de comércio, dependências bancárias, laboratórios de análises clínicas, e farmácias, mas também as valências de residências seniores e capela da Santa Casa da Misericórdia conseguiram ver aprovadas as candidaturas, assim como a Escola Secundária da Lousã.

Na sessão, realizada na última sexta-feira, 25 de janeiro, o provedor constatou que, nesta série de atribuição de certificados, regista-se que “as intervenções arquitetónicas realizadas já se revestem de alguma dimensão, seja no tipo de trabalhos efetuados, seja no investimento feito”, acrescentando que não são apenas as tradicionais rampas para que as cadeiras de rodas possam subir.

O presidente da câmara, Luís Antunes, destacou o facto de “este selo também acrescentar valor e prestígio à atividade comercial”, desafiando os presentes a participar na divulgação e sensibilização das pessoas para esta causa, reconhecendo que “ainda há muito trabalho a fazer para continuar a trilhar este caminhos da acessibilidade”.

António Rosado

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.