José Policarpo exorta o clero a nova evangelização com o “ardor dos grandes missionários”

Posted by
Spread the love
DR

DR

O cardeal-patriarca de Lisboa, José Policarpo, exortou hoje os sacerdotes a responderem ao “desafio da nova evangelização”, com “o entusiasmo da época apostólica dos grandes missionários”.

José Policarpo, que falava como orador convidado nas Jornadas de Formação Permanente do clero que assinalam os 75 anos da restauração da Diocese de Aveiro, disse tratar-se de “um desafio cheio de novidade e de impacto renovador, que não pode ficar prisioneiro das estruturas organizativas da Igreja”.

Segundo o cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a nova evangelização é um desafio deixado por João Paulo II em reação às tendências da “tecnocracia da evangelização” e ao risco de a Igreja “perder o vigor do anúncio do Evangelho nas estruturas onde está implantada”, a que Bento XVI procura dar seguimento.

O regresso ao “ardor inicial” da Igreja, procurando outros métodos na descoberta de caminhos novos na evangelização, segundo José Policarpo, deve primar pela exigência de comunhão, do sentido de pertença a uma mesma comunidade, em contraponto ao individualismo e à visão meramente pragmática.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.