Federação de Desportos de Inverno aposta no desporto adaptado

Posted by

desportos de inverno

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) vai apostar na próxima época no desporto adaptado, disse o presidente, Pedro Farromba, à agência Lusa.

“Está incluído na nossa candidatura ao contrato programa com o Instituto Português do Desporto e Juventude a compra de equipamento para desporto adaptado”, adiantou Pedro Farromba.

Carlos Santos, deficiente motor e praticante de esqui, é o responsável pela implementação do projecto, que passará a permitir a pessoas na sua condição praticarem a modalidade na estância da Serra da Estrela.

“É pena não termos condições para pessoas portadoras de deficiência praticarem esqui em Portugal. É isso que queremos mudar, para já com a aquisição de três tandem e dar formação a terceiros para poderem acompanhar”, explica Carlos Santos, natural da Covilhã, onde a federação está sedeada.

A função de Carlos Santos é identificar o que é preciso fazer. “Uma vez que me encontro nesta situação, a minha sensibilidade é completamente diferente, sei as condições necessárias para ter acesso à estância e qual o acompanhamento necessário de terceiros para connosco. Vou fazer essa ligação”, informa.

“Tenho a certeza que, assim que haja material, as pessoas com deficiência vão querer praticar aqui na serra da Estrela”, confia Carlos Santos, que actualmente é obrigado a deslocar-se ao estrangeiro para fazer esqui.

Para o colaborador da federação “muitas pessoas com deficiência não saem de casa porque não têm condições para o fazer”. “É preciso criar essas condições”, defende.

Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.