Câmara de Mira apoia propostas do PS para proteger a arte xávega

Posted by
Foto Luís Carregã

Foto Luís Carregã

A Câmara de Mira vai apoiar, no Parlamento e junto do Governo, as propostas do PS que visam proteger a arte xávega enquanto atividade piscatória com peso nas economias locais, disse o vice-presidente da autarquia.

Miguel Grego falava à agência Lusa, no final de reunião nos Paços do Concelho de Mira que visou estabelecer “uma plataforma de entendimento” nesta matéria, em que participaram os deputados socialistas João Paulo Pedrosa (Leiria), Rui Duarte (Coimbra) e Rosa Albernaz (Aveiro).

Em causa está a pesca tradicional, denominada arte xávega, que é realizada junto à costa portuguesa, entre os concelhos da Marinha Grande e Espinho, abrangendo concelhos dos distritos de Leiria, Coimbra e Aveiro.

 

(Texto: Agência Lusa)

2 Comments

  1. Cidália Pratas says:

    Há que preservar a arte xávega, como também dar o devido relevo tradicional aos jaquinzinhos pescados através desta actividade piscatória e tão apreciados na gastronomia portuguesa. Quem não gosta destes peixinhos fritos com um bom arroz de tomate malandrinho, na Praia de Mira num almoço de verão?!…

  2. não matem o pouco de bom que ainda temos no pais.
    querem acabar com esta arte porque não enche o rabo aos pançudos que dominam a venda de peixe em portugal e querem que sejamos obrigados a comer a porcaria que nos querem vender nos super e hiperes.
    força pessoal não desistam, não há coisa mais bonita que ver o peixe a saltar na rede e poder compra-lo fresquissimo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.