Autarcas e padres convidados a colaborar com a GNR

Posted by

GNR

Cerca de mil e setecentas pessoas foram alvo de ações de sensibilização da GNR através do programa “Interlocutor Local de Segurança”, com o objetivo de formar responsáveis das comunidades locais para servirem de intermediários entre a população e  a respetiva força de segurança.

Segundo dados de 2012, o programa, desenvolvido a nível nacional na área de atuação da Guarda Nacional Republicana, permitiu a realização de mais de duas centenas de ações e a formação de 1.708 interlocutores com responsabilidades locais.

Nas 214 formações, desenvolvidas em novembro, a maioria dos formandos era composta por presidentes de junta, tendo também recebido formação presidentes de câmara, vereadores, párocos, responsáveis dos bombeiros e de Instituições Particulares de Solidariedade Social, assim como presidentes de agrupamentos escolares e representantes de associações de pais e dos comerciantes.

“Esta iniciativa permitiu dar a conhecer melhor a estrutura e o funcionamento da Guarda, assim como explicar algumas questões ao nível da legislação. Serviu igualmente para quebrar o gelo entre a GNR e a população, além de que a troca de experiências e de conhecimentos têm como objetivo apoiar os cidadãos”, explicou Paulo Poiares, um dos formadores.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.