“Amor” em estreia nacional no TAGV

Posted by

AMOR DR

 

A estreia nacional do filme “Amor”, com mais de duas dezenas de prémios internacionais e cinco nomeações para os Óscares, acontece no Teatro Académico de Gil Vicente. Em Coimbra, o filme – do realizador austríaco Michael Haneke – só é exibido em película 35 mm no Teatro Académico de Gil Vicente.

Hoje, às 21H30, é exibido o filme que conta já com mais de duas dezenas de prémios dos mais prestigiados festivais internacionais, e cinco nomeações para os Óscares 2013, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz.

As nomeações aos prémios da mais importante academia de cinema vêm reforçar as inúmeras distinções que a obra franco-austríaca tem alcançado nos últimos meses, incluindo a invejável Palma de Ouro em Cannes.

A fragilidade diante a morte

“Amor” é a história de Georges e Anne, dois octogenários, pessoas cultas, professores de música reformados. A filha, igualmente música, vive no estrangeiro com a família.

Um dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O amor que une este casal vai ser posto à prova.

“Amour” é um filme sobre a fragilidade da existência, sobre a fragilidade diante a morte.

Protagonizado por Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, e Isabelle Huppert, o filme conta com ainda no elenco com a atriz portuguesa Rita Blanco, que faz de porteira no edifício onde habita o casal que é o centro da história.

Cinema à Segunda no TAGV

O ciclo Cinema à Segunda do Teatro Académico de Gil Vicente mantém o contacto continuado com a cinematografia de qualidade e premiada.

Em fevereiro, será a vez de Leos Carax (Holy Motors, dia 4), Joachim Trier (Oslo, 31 de Agosto, dia 11), Chantal Ackerman (A Loucura de Almayer, dia 18) e Joaquim Sapinho (Deste Lado da Ressurreição, dia 25).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.