Vila Natal transforma Óbidos em reino da fantasia entre 07 de dezembro e 02 de janeiro

Posted by

Crianças e adultos são convidados a descobrir os mistérios do reino Oletsac em mais uma edição do Vila Natal, que, entre 07 de dezembro e 02 de janeiro, transforma Óbidos no mundo da fantasia e da aventura.

“Fizemos uma aposta clara na fantasia e na ficção em torno de antigas lendas de Óbidos e de personagens inventados para enriquecer espírito de diversão do evento que tem muitas novidades em relação aos anos anteriores”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria.

O evento, em que o pai Natal tem lugar cativo, convida este ano os visitantes a “aventurarem-se na descoberta dos mistérios de Oletsac” (castelo escrito com as letras invertidas), um reino onde o real dá lugar ao fantástico, numa viagem pelo Oppidum Planetário, pelo Monstruário ou pelo Covil dos Musaranhos, entre outras diversões.

Situado numa antiga fortificação do castelo, o Planetário será um palco de “demonstração dos perigos e dos aspetos mais fascinantes do céu e do espaço”, enquanto no Monstruário se poderá apreciar “uma raríssima coleção de animais marinhos primitivos de todos os mares do mundo, muitos deles já extintos”.

No Covil dos Musaranhos alinhar-se-ão os soldados que, no mar e na Lagoa de Óbidos, protegem Oletsac.

A aventura estender-se-á por todos os recantos da cerca do castelo, por onde se distribuirá “engenhos para viajar pelo tempo, com figuras do futuro e do passado”, ou pela barbacã (muralha), onde se praticarão jogos de escalada, tiro com arco ou zarabatana e até “arvorismo”.

Haverá também espetáculo de marionetas e patinagem no lago do castelo.

O Paço do Natal, a Fábrica de Luz e o espaço de construções em peças de Lego completam as atrações do certame, a que a autarquia espera atrair entre 150 mil a 200 mil visitantes.

Com entradas a cinco euros (a partir dos três anos), o evento conta este ano com mais atividades gratuitas.

“Em tempo de crise entendemos que devemos proporcionar diversão ao maior número de famílias, tornando o evento mais acessível, mas autofinanciando-se e gerando receita para outras iniciativas com menos público”, sustentou Telmo Faria.

A Vila Natal conta este ano com um orçamento de duzentos mil euros e envolve cerca de 100 profissionais, tanto na montagem como durante o evento.

 

Autor: Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.