Ticha Penicheiro é sócia de mérito da Federação Portuguesa de Basquetebol

 

A distinção da antiga basquetebolista Ticha Penicheiro como sócia de mérito da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) foi hoje aprovada por unanimidade e aclamação, pela Assembleia-Geral (AG) do organismo, que votou também favoravelmente o orçamento para 2013.

Segundo o sítio da FPB na Internet, os delegados presentes aprovaram “por unanimidade e aclamação” os títulos de sócia de mérito de Ticha Penicheiro e de sócio honorário de Ribeiro da Silva, este último a título póstumo e a ratificar na próxima reunião magna.

Além destas decisões, a AG foi ainda unânime na aprovação do plano de atividades e do orçamento para 2013.

A nova sócia de mérito da FPB, que em setembro último, aos 38 anos, decidiu terminar a carreira, conquistou o título da Liga norte-americana de basquetebol feminino (WNBA), em 2005, ao serviço das Sacramento Monarchs, e da Euroliga, em 2007, pelo Spartak de Moscovo.

Na sua carreira na WNBA, Ticha Penicheiro vestiu as camisolas das Monarchs, das LA Sparks e das Chicago Fire, sempre com o número 21, e foi eleita como uma das 15 melhores jogadoras de sempre da WNBA.

Nos “intervalos”, atuou também em várias equipas europeias, nomeadamente no Spartak Moscovo, USK Praga, Galatasaray, TTT Riga, Vallencienes, Ekaterinburgo, Gdynia ou Lavezzini Parma.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.