Roteiro turístico liga Portugal a Espanha a partir de Foz Côa

Posted by

Levar os visitantes a uma viagem no tempo com mais de 30 mil anos de história é o objetivo da Fundação Côa Parque (FCP), que está a ultimar o roteiro turístico “Côa e Siega Verde”.

“Este roteiro pretende descrever o território situado entre os vales dos rios Côa e Águeda e, ao mesmo tempo, despertar nos visitantes a descoberta do património histórico e pré-histórico de vilas e aldeias situadas na região transfronteiriça da Beira Alta e Castela e Leão”, diz o presidente da fundação, Fernando Real.

A arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa e do sítio de Siega Verde (Espanha), as belezas naturais da região do Douro, as vinhas e o vinho, o património arquitetónico, as memórias coletivas do passado e a gastronomia são apenas alguns dos contributos para este roteiro turístico ” Arte da Luz”, que será apresentado, no sábado, no Museu do Côa.

O roteiro está a ser preparado numa altura em que se assinalam 14 anos da classificação da arte paleolítica do Vale do Côa como Património Mundial.

Na opinião do investigador, há vivências comuns a estas duas regiões de fronteira que têm de ser dadas a conhecer, já que superam qualquer divisão administrativa destes dois territórios Ibéricos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*