Rejeitada agregação de freguesias pela Assembleia Municipal de Penamacor

Posted by

A Assembleia Municipal de Penamacor rejeitou, por unanimidade, a proposta de extinção de três das atuais 12 freguesias do concelho.

A decisão, tomada na última reunião daquele órgão, refere que a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território ignorou a posição contrária à extinção e agregação, assumida pela Assembleia Municipal, a Câmara Municipal e as próprias freguesias.

A Assembleia Municipal aprovara em outubro a manutenção de todas as freguesias do concelho, pedindo a reponderação da lei sobre a reorganização administrativa.

A história do concelho, as distâncias entre freguesias e a falta de uma rede de transportes públicos foram alguns dos argumentos.

A moção agora aprovada sublinha alguns destes argumentos, acrescentando que a proposta “não cumpre, comprovadamente, um alegado objetivo de redução da despesa”.

A proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território prevê a fusão entre as freguesias de Águas, Aldeia do Bispo e Aldeia de João Pires e entre Pedrógão de São Pedro e Bemposta.

 

(Texto: Agência Lusa)

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*