Reconstituição 3D revela aldeia medieval de Sabugal Velho (com vídeo)

Posted by

A reconstituição digital em 3D de uma aldeia medieval, dos séculos XII-XIII, que existiu no sítio arqueológico de Sabugal Velho, no concelho do Sabugal, está disponível na internet, na página eletrónica da Câmara Municipal.

O modelo tridimensional foi executado entre maio e novembro deste ano, por Tiago Cabral, de 24 anos, engenheiro topográfico residente no Sabugal, que realizou um estágio profissional na autarquia.

Segundo Tiago Cabral, que se licenciou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, o anteprojeto permite recuar no tempo, mostrando “a constituição da aldeia, o urbanismo, como as casas eram dispostas na altura”.

O autor disse à agência Lusa que o concelho do Sabugal “só tem a beneficiar” com a reconstituição digital daquele local, admitindo que a sua divulgação na internet “pode chamar mais pessoas [turistas]” para a região.

“As ferramentas e os programas 3D aplicados à arqueologia causam maior impacto, uma vez que é um trabalho feito sobre uma coisa que existiu na altura, não existe atualmente, causa sempre algum interesse ao público em geral e pode também ajudar ao debate entre os profissionais da arqueologia”, admitiu.

O trabalho de reconstituição está disponível na página eletrónica da Câmara Municipal do Sabugal acreditando Tiago Cabral que, no futuro, “poderia ser mais aprimorado”, com animações 3D sobre o que a população da aldeia medieval “fazia naquela altura”.

Veja o vídeo:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*