Opinião – Reflexões

Posted by

LUIS SANTARINOLuís Santarino

GNR – em outsourcing.

TRIBUNAL – Num Portugal em contínua decadência, os cidadãos só poderão ter confiança na justiça para os defender. Pois. Mas nem sempre. Um amigo confidenciou-me que, sobre um processo, já se fizeram as alegações finais há 6 anos, sentença nem vê-la! Devem ter mudado a secretária e os “papelinhos já eram”…ou os ratos roeram-nos! A eles, claro!

EDUCAÇÃO SEXUAL – A 4 de Maio de 1951, o Dr. A. César Anjo dava uma conferência sobre “Educação Sexual e Moral da Juventude, que começava assim: “uma enorme percentagem da nossa juventude masculina é atingida por doenças venéreas…por uma profunda ignorância dos problemas sexuais”.

EDUCAÇÃO SEXUAL – Vivíamos em tempo de ditadura, a Igreja era muito mais forte e muito menos livre.

EDUCAÇÃO SEXUAL – Não se percebe que, em democracia, se tenha feito tanto alarido contra a educação sexual nas escolas.

EDUCAÇÃO SEXUAL – …talvez porque nas escolas se vive um clima de alheamento por falta de motivação e, quem sabe, pelo facto de um qualquer ignorante poder “mandar bitaites” em áreas que não domina.

ABEL VALE – Um dos Amigos, um pouco mais velho, de uma geração de extraordinárias pessoas. Médico, solidário, tinha sempre uma boa palavra para cada um. A sua simpatia e generosidade mantém-se até aos dias de hoje.

PROFESSOR ALVARO SECO – Em 2009, não aderi à sua campanha, não distribuí um “papel. Disse mesmo que, “nesse comboio o meu lugar estava livre”…o que aconteceu, pese embora as muitas insistências. O meu candidato era outro. Mas assumiu oposição. Deu a cara pelo seu projeto. Não merecia ter sido tratado de forma tão aviltante. Por isso a minha solidariedade.

PROFESSORA HELENA FREITAS – Boa pessoa, excelente profissional, percebeu tarde que andavam a servir-se do seu nome. Aprender, vale sempre a pena. Mais vale tarde do que nunca!

GONÇALO QUADROS – Personalidade do ano da Sociedade de Informação é uma distinção que honra Coimbra.

GONÇALO QUADROS – A ser verdade o facto de ser o próximo responsável do IPARQUE, é a garantia de uma gestão de excelência. Um problema – se um problema – bem resolvido.

ÁLVARO MAGALHÃES – Assumiu a responsabilidade da Naval em desgraça. Jogadores abandonaram o plantel. Com os que ficaram – não são muitos – e com salários em atraso, começam a estar perigosamente perto da zona de subida. “É mau é”!!!!!

METRO MONDEGO – Tem os dias contados. Percebi isso desde o primeiro momento. Jaime Ramos é o último dos moicanos!

RUAS DA ALTA – Todos sabemos o quão difícil é chegar a todo o lado. Mas confio que vai existir determinação e empenho para (re)calcetar algumas ruas. Coimbra é linda!

ATLAS/ARRUADA – Tenho tido o privilégio de acompanhar a minha companheira, já de 26 anos, no apoio a idosos de Coimbra durante todo o ano. O Natal é o corolário lógico do trabalho desenvolvido ao longo do ano.

ATLAS/ARRUADA – Pessoas bonitas, solidárias, respeitadoras da individualidade, formam uma equipa que dá vontade de acompanhar.

SOLIDARIEDADE – Antes de mais, é preciso respeito por quem precisa de apoio. Abomino esta lógica da abertura de “lojas e outras coisadas”, jantares solidários num dia, quando há mais 365, em nome de uma solidariedade que não existe. É mau demais para ser verdade! Diria mesmo, haja vergonha!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.