Opinião – Prendas de Natal para Coimbra

Posted by

Helder_rodriguesHélder Rodrigues

1. Em tempo de Natal

Existem, em Coimbra, largas dezenas de entidades que através do seu empenho, vocação, capacidades e determinação, tornam melhor a vida da cidade e mais felizes os seus cidadãos. Em tempo de Natal. Tempo de realçar os valores da solidariedade, da amizade e do amor, seleccionámos 10 dessas entidades. Sabendo que estamos também a exprimir os desejos de milhares de cidadãos de Coimbra, é com profunda gratidão e reconhecimento, que queremos colocar, a essas entidades, prendas de Natal nos seus sapatinhos, com desejos de Boas Festas.

 

2. Prendas para a Saúde, Investigação Cientifica. Apoio Social

1 ) Na Saúde, a nossa prenda vai para: o CHUC – Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra. Distinguido com o 2.º lugar no Ranking dos Hospitais Nacionais (com cinco áreas de tratamento de patologias, em 1.º lugar) tal classificação é resultado da excelência dos seus profissionais, que quotidianamente dão o seu melhor em prol dos doentes que os procuram.

2 ) Na Investigação Científica a nossa prenda vai para: o CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular. Constituído por investigadores de Medicina, Farmácia, Ciências e Tecnologia da UC, integra a Rede Europeia de Institutos de Neurociências. Tem obtido vários prémios a nível internacional no desenvolvimento de novos fármacos no domínio celular.

3 ) No Apoio Social, a nossa prenda vai para: a APPACDM-Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra. Instituição de referência vocacionada para o apoio ao deficiente mental.

No Centro de S. Silvestre acolhe 120 jovens/adultos com deficiência mental a quem proporciona bem estar, autonomia e integração social

 

3. Prendas para o Emprego. Requalificação Urbana. Cidadania

4 ) No Emprego, a nossa prenda vai para o IPN- Instituto Pedro Nunes. Promove a inovação na área cientifica e tecnológica assumindo-se como ligação entre a UC e o mundo empresarial. 1.ª Incubadora Mundial de Empresas de base tecnológica é responsável pela criação de muitas empresas na Região de Coimbra.

5 ) Na Requalificação Urbana, a nossa prenda vai para: o Gabinete do Centro Histórico de Coimbra. A sua acção na recuperação do património da Alta de Coimbra é notável. Ao longo de uma década, sem grandes alardes, mas com grande dedicação e empenho os resultados estão à vista e são amplamente reconhecidos pela população de Coimbra.

6 ) Na Cidadania, a nossa prenda vai para: a Baixa de Coimbra. Centro histórico da cidade por excelência. Área que se vinha a degradar por incúria ou por inépcia de alguns, perante o desespero de muitos.

Nos últimos tempos, contra ventos e marés, um movimento de cidadania está a fazer ressurgir a Baixa de forma notável.

 

4. Prendas para o Património Material. Música. Actividade Cultural

7 ) No Património Cultural, a nossa prenda vai para o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Vencidos prémios nacionais e internacionais pela sua requalificação em 2008, o Mosteiro não parou! A partir de então, uma gestão inteligente têm-no tornado o exemplo vivo de um espaço cultural dinâmico e atraente, que muito o tem valorizado.

8 ) Na Música, a nossa prenda vai para a OCC – Orquestra Clássica do Centro. Pelo trabalho desenvolvido ao longo de 11 anos na divulgação musical. Pela determinação, entusiasmo e confiança no projeto, que tem sido fundamental para a cultura musical de Coimbra e da Região Centro

9 ) Na Actividade Cultural, a nossa prenda vai para o Departamento de Cultura da CMC. Vencedor do Premio nacional “Melhor Programa Cultural Autárquico 2011”. O seu variado programa de actividades culturais tem vindo gradualmente a impor-se como eixo fundamental da vida cultural da população da cidade e do concelho de Coimbra.

 

5. Prenda para o Acontecimento cultural do ano

10 ) Finalmente, no acontecimento cultural do ano a nossa prenda vai para o Museu Machado de Castro. Uma requalificação profunda que o torna um dos espaços museológicos mais importantes do país.

Mais do que um acontecimento cultural, de realçar o trabalho de uma equipa ao longo de 10 anos. Um exemplo de qualidade que muito prestigia a cidade e se constitui num pólo de atratividade turística ao mais alto nível.

 

18 Comments

  1. Boa tarde,Esta tudo?,estava procurando umas ideias para prendas e ca vim ao seu

    site.

    Fiquei fascinado com o seu texto e decidi colocar o seu site aos meus favoritos.

    irei ler os restantes artigos do seu site pois tem muita info util.

    Desejo-lhe um resto de boa semana

    João Matos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*