Opinião – O caminho difícil da informação séria

Posted by

Agostinho Franklin DRAgostinho Franklin

A resenha que publicamos nesta página sobre a nossa fotografia de capa da visita do primeiro ministro a Coimbra é exemplo do que nós pretendemos fazer para os nossos leitores: sendo uma fotografia aparentemente descritiva do governante, ela envolve em si algo mais – a informação das leituras de Passos Coelho que, sendo permitidas a qualquer cidadão, ganham um significado diferente no momento que vivemos e encontrada no carro do PM.

Poderíamos ter puxado por esse aspecto para noticiar a visita a Coimbra, mas optámos conscientemente por não desfocar isso com um elemento importante mas não determinante do facto a referir. Sem contudo deixar de o mostrar clara e ostensivamente para a visão dos leitores – afinal a frase de que ‘uma imagem vale mais do que mil palavras’ parece ainda ser atual e oportuna!

A importância complementar da fotografia de um dos nossos bons profissionais – Luis Carregã – é depois validada pelo impacto registado nos media nacionais, nas redes sociais – onde o assunto da fotografia foi abundantemente debatido. Sinal, também da importância reconhecida do nosso jornal no panorama dos media.

Esta nossa perspectiva de tratar os factos com a distância e rigor adequados não é seguramente a mais fácil e imediata: mas é a que, no nosso entender, respeita a relação de seriedade e confiança que diariamente estabelecemos com os nossos leitores.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*