Ministro confia que Portugal cumprirá défice de 5% este ano

Posted by

 

“O limite de 5% de défice para este ano é um limite difícil e exigente, como sempre disse. Desde que temos a informação da execução  de outubro, temos consciência de que as receitas têm algumas vulnerabilidades, temos compensado essa evolução com um controlo apertado da despesa, que está significativamente abaixo dos valores orçamentados, e, nessas condições, estamos confiantes de que seremos capazes de cumprir o limite de 5%”, disse Vítor Gaspar, em Bruxelas.

O ministro, que falava à margem de uma reunião do Eurogrupo, ressalvou, no entanto, que “esse cumprimento não é isento de riscos”.

A melhoria no défice orçamental para este ano “permanece distante”, considerou hoje a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), que, na análise à execução orçamental de janeiro a outubro, aponta para valores muito aquém do previsto até nas mais recentes estimativas.

“A melhoria do saldo implícita na estimativa para 2012 permanece distante, embora ainda sem o efeito da suspensão do subsídio de Natal dos funcionários públicos e pensionistas. O agravamento observado até outubro (345 milhões de euros) contrasta com a melhoria (de 1.453 milhões de euros) implícita na estimativa para 2012”, indicou a UTAO numa análise enviada hoje de manhã aos deputados.

(Texto agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.