Carpas continuam a morrer em grandes quantidades na Lagoa da Vela

Posted by

Há cerca de três semanas que começaram a aparecer carpas mortas nas margens da Lagoa da Vela, em Bom Sucesso. Entretanto, as autoridades ambientais e policiais foram alertadas para a mortandade. O DIÁRIO AS BEIRAS foi ao local e constatou que a espécie continua a morrer em grandes quantidades, depois de uma longa e lenta agonia a escassos centímetros da superfície.

No dia 27 de novembro, a Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC) promoveu uma fiscalização com caráter de urgência. Esta ação foi acompanhada pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, por representantes da Junta de Bom Sucesso, da Câmara da Figueira da Foz, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e do Clube de Caçadores de Bom Sucesso.

Respondendo ao DIÁRIO AS BEIRAS, a ARHC garante que foi confirmada a mortandade de carpa, todas de dimensão e idade aproximada (300 gramas e cerca de ano e meio).

Versão completa na edição impressa

One Comment

  1. Manuel Pereira says:

    A solução passa por construir uma vala de escoamento no lado nascente que recolha as toneladas de nitratos que todos os anos os agricultores lançam nas suas terras.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*