BE denuncia recusa de exames médicos a utentes em hospital da Feira

Posted by

O Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje (22) o Governo sobre se tem conhecimento de que o Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, tenha recusado a realização de exames médicos a utentes alegando serem “demasiado caros”.

O grupo parlamentar do BE informa, em comunicado de imprensa, que no dia 20 de dezembro o “hospital S. Sebastião (…) negou a realização de um exame a um utente hepático, “alegando que o exame era demasiado dispendioso”.

“O hospital S. Sebastião recusou fazer uma angioTAC, exame que permitiria despiste e diagnóstico sobre o detetado em ecografia, por alegadamente ser um exame caro. Decidiu-se, por isso, a dar alta ao paciente, que saiu com diagnóstico inconclusivo e apresentando os mesmos sintomas que tinha quando entrou nas urgências várias horas antes”, denuncia o BE, referindo que tem a informação que “este não foi um caso isolado”.

“O Bloco de Esquerda obteve a informação que este não foi um caso isolado, tendo vários utentes indicado que este hospital se recusa a fazer determinados exames, alegando que são dispendiosos. Esta prática coloca assim em causa a possibilidade de obter um diagnóstico conclusivo e a qualidade dos atos médicos”, lê-se na nota de imprensa enviada hoje à comunicação social.

O BE “exige a intervenção imediata do ministro da Saúde” e quer “explicações urgentes” sobre esta prática, que classifica de “absolutamente inconcebível por parte deste hospital”

Em declarações à Lusa, o deputado bloquista Pedro Filipe Soares declarou que enviou hoje três questões ao Ministério da Saúde, designadamente, se o “Governo tem o conhecimento da situação relatada ou de outras semelhantes” , “que medidas irá o Governo levar a cabo para investigar a situação relatada” e se o Governo considera “aceitável” a recusa de realização de meios de diagnóstico.

Em declarações à Lusa, a responável pelas relações públicas do Hospital de S. Sebastião, Sílvia Silva, disse que a instituição hospitalar ia “realizar averiguações” sobre as acusações do BE que apenas tomou hoje conhecimento, e remeteu para mais tarde mais esclarecimentos.

 

Autor: Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.