Viaturas do INEM passam a integrar urgência do CHUC

Posted by

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra vai integrar no serviço de urgência as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), de acordo com um protocolo a assinar esta segunda-feira.

“Na prática, INEM e serviços de urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vão partilhar os seus recursos, potenciando-se sinergias com os recursos humanos e materiais existentes nestes dois serviços”, salienta uma nota do INEM.

Segundo o Instituto de Emergência Médica, “com este acordo obtêm-se ganhos de eficiência dos meios, melhora-se a manutenção das competências técnicas dos profissionais e assegura-se uma perfeita ligação entre o pré e o intra-hospitalar”.

“Estes ganhos são também obtidos ao garantir não só a capacidade de resposta das equipas de emergência na vertente do pré-hospitalar nas localidades onde estão inseridas, mas também uma intervenção ativa e significativa nos Serviços de Urgência dos Hospitais em que estas VMER estão localizadas”, refere o comunicado.

Além desta colaboração, o protocolo estabelece que as duas VMER localizadas nos Hospitais da Universidade de Coimbra e no Hospital dos Covões passam também a estar disponíveis para efetuar transferências intra-hospitalares de doentes críticos.

AS VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa de saúde ao local onde se encontra o doente, constituída por um médico e um enfermeiro e munida de equipamento de suporte avançado de vida.

O protocolo é assinado na segunda-feira na Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), em Coimbra, às 11H00.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.