Sim ao IKEA em Santa Clara

Posted by

A Câmara de Coimbra vai aprovar o pedido de instalação de uma loja da IKEA no planalto de Santa Clara.

A obra, prevista para durar dois anos, inclui 740 lugares de estacionamento, dois parques de lazer e, ainda, um novo nó desnivelado na variante do IC2, a somar aos acessos pelas estradas do Forum e do Centro de Saúde de Santa Clara.

A IKEA propõe uma loja com 24.000 m2 de área bruta de construção, dividida por dois pisos. Para tal, dispõe de um terreno com 81.240 m2, a seguir à rotunda da gasolineira do Forum, delimitado, grosso modo, pela avenida José Bonifácio de Andrade e Silva (que liga o Forum ao Centro de Saúde de Santa Clara), de um lado, e a variante do IC2, do outro.

A pedido da câmara, a IKEA encomendou ao arquiteto Artur Palhota um estudo urbanístico para a área envolvente da loja e, ainda, para a faixa circundante à avenida José Bonifácio Silva.

Versão completa na edição impressa

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailPartilhar

16 Comments

  1. Penso que no local qualquer uso urbanístico está impedido por 25 anos visto que cortaram ilegalmente um povoamento de sobreiros à cerca de um ano… Ver http://www.icnf.pt/portal/icnf/legislacao/legisla

  2. corrijo: «há cerca»

    • por emprego em Coimbra, eu perdoo!….. Se fosse para um estádio de futebol já não perdoava!! Ao menos que sirva para não deixar morrer a minha cidade!!

  3. Se a obra for avante, toda aquela rua que vai do Forum ao Centro de Saúde tem de ser devidamente alargada, com passeios dum lado e doutro para as pessoas andarem com segurança, sinalética de informação e também para o trânsito automóvel, além da inevitável iluminação!!!! Não se esqueça senhor Presidente da Câmara … (Hum!!! Tenho a ideia que nunca mais se vai lembrar!)

  4. Quercus denuncia abate ilegal de dezenas de sobreiros em Coimbra: http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=148783

    • esta notícia já é de 2011… Apesar de tudo, a Ikea comprometeu-se (fonte: notícia em papel) a construir dois parques /jardins de forma a integrar os sobreiros na superfície…De certo modo, vai dinamizar aquela zona.

    • Henrique Costa says:

      E???? Para que servem os sobreiros de Coimbra? Por acaso produzimos alguma cortiça? Aliás Portugal domina o comércio da cortiçao pura e simplesmente porque a margem é tão pequena que mais ninguém se lá mete! Vocês, ecologista são ultimamente mais fontes de problemas do que soluçoes!!! Não queres imigrar???

  5. Mais betão que só traz miséria e com tantas fábricas abandonadas na região… Enfim, é um país desgovernado!

    • Sim. O ikea poderia ser instalado em áreas industriais abandonadas que em Coimbra são muitas e com boas localizações… mas as zonas verdes é que sofrem porque os terrenos aí são bem mais baratos e, com uma decisão administrativa autárquica, passam a ser urbanizáveis… esta é uma das maiores causas de especulação financeira com solos e corrupção do nosso país, veja-se: http://www.rtp.pt/programa/tv/p24778/c92402

      • EPA ESTÃO A BRINCAR COMIGO??!! EM COIMBRA NÃO HÁ EMPREGOS, VEM UMA MULTINACIONAL EMPREGAR MAIS DE 700 PESSOAS E ESTÃO A DIZER QUE É CORRUPÇÃO?? Acordem para a vida!! A Ikea exigiu aquele terreno ou não investia em Coimbra.. E Coimbra continuava na MERDA!.. Os sobreiros não tinham já sido cortados? De que valia perder esta oportunidade?! Custar a saída de mais pessoas de Coimbra ou do País?? -.-" Parece que nem são de cá!….

  6. Coimbra tem zonas industriais abandonadas (antiga Triunfo, antiga Estaco, antiga Fábrica de Cerveja, etc) que parecem autênticas zonas de guerra por causa da degradação a que estão sujeitas e que são zonas alternativas muito boas, bastante centrais e com bons acessos. Por que é que a Ikea não se quer instalar lá?
    A Carla para argumentar não precisa de utilizar palavrões (nem sei como a moderação do site d«As Beiras» tal permite!…) e não percebe nada do assunto… ou acha que vem uma multinacional e manda em toda a gente? Quer dizer que se a ikea quisesse só fazer no Choupal também toda a gente se rebaixava e aceitava… As árvores são importantes e o planalto de santa clara é bom que continue verde… Coimbra precisa de uma boa cintura verde, que purifique o ar da zona urbana central…

    • Mas não é do Choupal que estamos a falar….. e as alternativas são poucas!!!! E concordo que o "verde" seja protegido e preservado, pois sem ele não se vive…. No entando o preço a pagar parece-me pequeno face a o atual momento que se vive e completamente suportável quer pelo ikea, quer pelo municipio e sua população.

    • Henrique Costa says:

      Sim Coimbra é uma metrópole tão grande que precisa de mais verde… e com tantas prespectivas de crescimento que é preciso já as reservar pois dentro em pouco seremos maiores que Nova Iorque! Mas Paulo, porque não investes tu na Pedrulha? A escolha do IKEA é mais do que compreensivel, tem beneficios para eles. A Pedrulha só para nós! Então, não nos podemos vergar ao capital mas o capital tem de se vergar aos ecologistas…. quem é que gera mais riqueza e postos de trabalho? A CMC que reserve é lá espaço para o comércio local, isto é se quiser mesmo beneficiar a cidade, se bem que às vezes penso que estão se mesmo nas tintas, já estão bem…

  7. Quando o IKEA vem para Coimbra??

  8. A Zona onde o Ikea vai ser construído tem pouquíssimos sobreiros, alguns até estão secos, mas como estão no inventario da Quercus que não queria a rua para o Centro de Saude, mesmo mortos não podem ser retirados. O Ikea só contrue junto de grandes Centros Comerciais onde circule muitas pessoas logo não constroe na Pedrulha, mas para salvar a Pedrulha chegou agora o Manuel Machado o seu destruidor, que dizia que Coimbra bastava Saude e Educação para ter bom nível de vida, agora diz que vai revitalizar as empresas, só dá para rir.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>