Sete mil casos de cancro do intestino por ano em Portugal

Posted by
Spread the love

Morrem em Portugal 11 pessoas por dia devido a cancro do intestino. O alerta é do presidente da Europacolon, que apresenta hoje o Livro Branco sobre estado do cancro colorretal na Europa.

“Em Portugal surgem mais de sete mil casos por ano, com uma mortalidade superior a 11 pessoas por dia” sublinha o presidente da associação Europacolon, Vítor Neves, defendendo a implementação de medidas para que a doença diminua.

Segundo Vítor Neves, os números de mortes com cancro no intestino na Europa são “alarmantes”, porque é uma “doença que pode ser rastreada num estadio inicial”.

Para reduzir o número de casos na Europa, a associação Europacolon apresenta  no Parlamento Europeu, um Livro Branco sobre o estado do cancro do intestino na Europa, tentando desta forma fazer “pressão nos governos locais” para que se implementem as medidas aconselháveis para reduzir a doença”.

A maior forma de prevenir o cancro no intestino é implementar um “rastreio de base populacional”, defende o presidente da associação Europacolon, a única em Portugal, com sede no Porto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.