Opinião – Políticos honestos e políticos corruptos

Posted by

Santana-Maia Leonardo

São muito interessantes os discursos anti-políticos da esmagadora maioria dos portugueses e com os quais concordo, se bem que por razões diferentes. É que, para a maioria dos portugueses (e é aqui que eu divirjo), a única diferença entre políticos sérios e políticos corruptos é seguinte: os políticos sérios são os que favorecem os do nosso lado; os políticos corruptos são os que favorecem os do lado contrário. É tal e qual como no futebol, relativamente aos árbitros.

E é precisamente esta a razão que explica que aqueles que mais se queixam quando estão na oposição, façam precisamente o mesmo logo que se apanham no poder. Ou seja, o português só é contra a corrupção, a cunha e o compadrio quando são os outros a beneficiar.

É, por isso, muito difícil viver de coluna direita neste país. E quem quiser viver de coluna direita tem de suportar o grande isolamento a que será inevitavelmente votado, designadamente pelos próprios amigos e colegas de partido que apenas aceitam que a luta contra o compadrio sirva de arma de arremesso político para fustigar os adversários e nunca de programa político a ser levado a cabo pelos próprios.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.