Opinião – Coimbra: a excelência do meio ambiente

Posted by

Hélder Rodrigues

1. Coimbra. Uma paisagem urbana surpreendente

Quando chegamos a Santa Clara, vindos do Sul, e avistamos Coimbra, deparamos à nossa frente com uma paisagem de sonho. Para muitos portugueses “ a paisagem urbana mais bonita de Portugal. Para muitos estrangeiros “Uma das paisagens urbanas mais bonitas do Mundo”.

A Universidade altaneira, lá no cimo, o velho casario espraiando-se pela colina abaixo vindo banhar-se no romântico Mondego. Espaços verdes envolventes por todo o lado fazem a comunhão terra, ar e água. Um deslumbramento para os espíritos mais sensíveis . E mesmo para os mais cépticos, é uma prova da existência de Deus!

Talvez tivesse sido esse, o ponto de partida que levou Coimbra a ser classificada como “uma das 70 cidades inteligentes da Europa”.

Para obter tal classificação Coimbra foi submetida à análise de 6 Características principais. Na Crónica de hoje falaremos do Meio Ambiente, aquela onde obteve uma posição de excelência ( 16º lugar, entre as 70 cidades escrutinadas)

2. Meio Ambiente, os 4 factores de análise

Relativamente ao Meio Ambiente foram definidos os seguintes factores:

1 ) Atractividade das condições naturais; obteve uma classificação de excelência. O elevado numero de horas de sol, o clima temperado, as extensas áreas verdes, o enquadramento com o Rio Mondego, tornam a cidade um “verdadeiro atelier e pintura” como alguém disse. Um verdadeiro dom de Deus!

Os esforços de aproximar mais a cidade do Rio, a preservação dos Jardins (como o caso do Botânico) são acções que vão nesse sentido.

2 ) A Qualidade do Ar; obteve uma boa classificação. A baixa poluição, o baixo nível de ozono e de partículas no ar, a baixa % de doenças respiratórias na população, transformam Coimbra numa cidade saudável. São indicadores que dificilmente se encontram em grandes cidades onde a poluição constitui cutelo mortífero para a população que lá vive.

É preciso preservar a todo o custo esta mais-valia essencial para a vida da cidade, e que questões como a Co-Incineração na Região, sejam combatidas de forma veemente.

3 ) A Gestão dos Recursos Sustentáveis; A utilização eficiente da água e a sua elevada qualidade, a utilização eficiente da electricidade mereceram igualmente boa classificação.

Mas talvez seja boa altura de Coimbra olhar mais para a utilização das energias renováveis e da sua aplicação ao tecido urbano. Há varias Entidades do Ensino superior em Coimbra que estão a trabalhar no assunto e isso deixa esperanças que também neste domínio a cidade possa ser pioneira.

4 ) A Protecção Ambiental foi, dos quatro, o factor que mereceu pior classificação. A população de Coimbra, a exemplo do que sucede no País, tem uma fraca cultura ambiental. Não é de estranhar, por isso, que são pouco visíveis os esforços dos cidadãos em proteger o Ambiente. Também aqui existem Entidades do ensino superior em Coimbra que podem dar um bom contributo. Mas acima de tudo está na mão de todos nós, cidadãos, ter um melhor comportamento ecológico.

3. Conclusões

O Meio ambiente é uma das características mais importantes na vida de uma cidade inteligente, uma cidade do futuro. Coimbra obteve neste característica, no referido estudo europeu, uma classificação de excelência.

Talvez seja altura de revisitarmos o estudo efectuado, debruçarmo-nos sobre os avanços e os recuos entretanto verificados. Matéria importante para uma análise e reflexão estratégica a efectuar por quem de direito.

Nas próximas crónicas vamos analisar as 5 restantes características. Nem todas trazem tão boas noticias como esta. Mas trazem-nos desafios!

Somos nós cidadãos os construtores do presente e do futuro da cidade em que vivemos. Coimbra precisa que trabalhemos por ela e merece o nosso apoio incondicional!

One Comment

  1. nossa como o meio ambiente é importante

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*