Líder do maior acionista da EDP entrou para o Comité Central

Posted by

Cao Guangjing, presidente da empresa “China Three Gorges”, o maior acionista da EDP, entrou hoje (dia 14) para o Comité Central do Partido Comunista Chinês (PCC), com o estatuto de suplente.

O empresário integra a lista de 171 suplentes eleita na sessão de encerramento do 18.º Congresso do PCC e cuja composição foi divulgada pela agência noticiosa oficial chinesa.

Os cerca de 2.270 delegados ao congresso e algumas dezenas de “convidados especiais”, entre os quais o ex-presidente Jiang Zemin, elegeram também os 205 membros efetivos do novo Comité Central.

Cao Guangjing, 48 anos, formado em engenharia civil, está ligado ao projeto da barragem das Três Gargantas do rio Yangtze desde a década de 1980.

Fundada pelo governo chinês em 1993, para construir e gerir o maior complexo hidroelétrico do mundo, a China Three Gorges é considerada uma das mais importantes empresas chinesas na área das energias renováveis e está envolvida em projetos hidroelétricos em 26 países.

Em dezembro, a empresa dirigida por Cao Guangjing ganhou o concurso internacional para a compra de 21,35 por cento das ações da EDP, detidas até então pelo Estado português.

A China Three Gorges pagou cerca de 2,7 mil milhões de euros pela aquisição, tornando-se o maior acionista da elétrica portuguesa.

 

Autor: Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*