Investigadores da Universidade de Aveiro desenvolvem telecomando que funciona sem pilhas

Posted by

Um grupo de investigadores do Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um comando de televisão que não precisa de pilhas ou baterias para funcionar, anunciou a instituição.

Este projeto é um dos resultados do trabalho produzido pela academia de Aveiro quanto à transferência de energia sem fios.

Os investigadores calculam que, para manter a funcionar os telecomandos, os portugueses gastam anualmente cerca de três a quatro milhões de pilhas, que poderão deixar de ser necessários.

Embora o telecomando protótipo esteja a ser testado num televisor, a ideia é que esta tecnologia possa ser aplicada aos comandos de aparelhagens de som, de leitores de DVD, de boxes de televisão ou até mesmo de equipamentos de ar condicionado e de portas de garagens, permitindo funcionar eternamente sem necessitar de pilhas.

Os investigadores realçam que este projeto pode, assim, provocar uma “verdadeira revolução ecológica”, tendo em conta que as pilhas são “altamente poluentes” em final de vida útil.

 

(Texto: Agência Lusa)

One Comment

  1. Que excelente ideia.
    Que bom, tomara que de certo!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*