GNR realiza domingo fiscalização à condução com excesso de álcool

Spread the love

DR

Mais de 1.400 militares da GNR realizam, no domingo, uma operação de fiscalização à condução sob influência de álcool, com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária.

Segundo a GNR, cerca de 563 ações serão direcionadas para as estradas nacionais, regionais e municipais com maior índice de sinistralidade rodoviária e locais de diversão noturna, envolvendo militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais da Guarda Nacional Republicana, num total de 1.424 efetivos.

Numa nota enviada à Lusa, a GNR destaca estudos realizados que apontam para o aumento do risco de acidente quanto maior for a concentração de álcool no sangue, sendo que o risco aumenta duas vezes com uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 0,50 gramas por litro (g/l), cinco vezes para uma TAS 0,80 g/l e dezasseis para valores de 1,20 g/l.

No mês de outubro, altura em que decorreu uma operação semelhante, a GNR fiscalizou 13.145 condutores dos quais 573 circulavam com uma taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei (0,50 gramas/litro). Destes 207 foram detidos por apresentarem uma TAS superior a 1,20 gramas/litro.

Durante esta operação foram ainda detidos 28 condutores por condução sem habilitação legal (falta de carta de condução) e levantados 1.888 autos de contraordenação por infrações ao Código da Estrada e outra legislação complementar.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.