Diogo Carvalho na final dos 100 m estilos dos Europeus de piscina curta

Posted by

O português Diogo Carvalho qualificou-se hoje (24) para a final dos 100 metros estilos dos Europeus de piscina curta, depois de ter feito o sétimo tempo nas meias-finais, no evento que decorre em Chartres, França, até domingo

O nadador do Galitos de Aveiro, que já esteve nas finais de 200 e 400 m estilos nas jornadas anteriores, nadou em 53,99 segundos, numa distância em que é detentor do recorde nacional, com 53,28. A final, a 16.ª da sua carreira em Europeus de piscina curta, realiza-se no domingo.

Alexis Santos, que de manhã estabeleceu o recorde de Portugal nos 100 metros costas, com 52,16 segundos, alcançou o 14.º lugar nas meias-finais, com a segunda melhor marca de sempre, 52,46, insuficiente para chegar à final.

“Nas eliminatórias fiz uma prova quase perfeita, só falhei na viragem aos 50 metros, em que fiquei longe da parede. Fiz um tempo melhor do que estava à espera, ao retirar mais de meio segundo. À tarde acreditava que, se fizesse melhor a aproximação à parede, podia baixar ainda mais a marca. Passei mais rápido, mas no fim acabei por quebrar um pouco”, reconheceu Alexis Santos.

Hoje, o atleta do Sporting nadou duas vezes abaixo do recorde anterior, que ele próprio tinha fixado em 52,70, em dezembro do ano passado. Neste Europeus, Alexis Santos já tinha batido por duas vezes a melhor marca nacional dos 50 metros costas.

Nas meias-finais dos 50 metros bruços, Carlos Almeida ficou aquém do recorde de Portugal por apenas dois centésimos de segundo, ao nadar em 27,24, o que correspondeu ao 15.º lugar. O recorde (27.22) foi estabelecido por José Couto em 2002, em Moscovo, e valeu-lhe a medalha de prata, a única de Portugal em Mundiais.

No domingo,dia 25 de novembro, no encerramento dos Europeus, além de Diogo Carvalho, que disputa as eliminatórias dos 200 m bruços e a final dos 100 m estilos, vão estar em ação Simão Morgado (50 m mariposa), Carlos Almeida (200 m bruços), Alexis Santos (200 m livres) e Victoria Kaminskaya (400 m estilos).

 

Autor: Agência Lusa

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*