Diário de Santo António dos Olivais – “Queria mais verbas e mais competências”

Posted by

Santo António dos Olivais sente-se um município dentro do município de Coimbra?

Eu diria que esta é uma autarquia maior do que alguns municípios no distrito. Temos mais eleitores do que, por exemplo, juntando três câmaras do nosso distrito. Só somos uma freguesia porque temos as mesmas competências de uma freguesia com 150 eleitores e recebemos quase tanto como essa mesma freguesia. Se tivéssemos as mesmas verbas que são dadas aos municípios referenciados anteriormente, pode ter a certeza que éramos uma freguesia que se podia orgulhar de fazer o dobro da obra que fazemos com a escassa verba que nos é dada.

Porque é que diz isso?

Neste momento, a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais emprega 18 pessoas. E temos muita obra feita para mostrar a quem duvida disso. Por exemplo, sabia que todos os dias atendemos diariamente nos nossos serviços cerca de 150 pessoas (em média) que, através do acordo com a Seguranca Social, escusam de se dirigir quinzenalmente ao Instituto de Emprego e Formação Profissional para preencher o documento do desemprego? Outro exemplo: na área da limpeza, quando eu aqui cheguei tinha apenas um funcionário à terça-feira para fazer esse trabalho. Agora, tenho 10 e que não dão resposta a todas as solicitações.

Mas também contam com a ajuda dos funcionários da autarquia?

Pouco, porque eles também são poucos e têm de acudir a todo o concelho. Para responder a todas as solicitações, eu precisava de ter 30 funcionários. Mais: quando olhamos para as verbas que a autarquia nos transfere para a realização deste tipo de trabalho, até podemos pensar que é um valor elevado. Não chega para os nossos gastos, pois somos obrigados a tirar verbas do Fundo de Financiamento da Freguesia para cobrir os gastos que temos com este serviço de limpeza.

Versão completa na edição impressa

2 Comments

  1. joao costa says:

    tem toda razao

  2. O melhor presidente de Coimbra, não se serve do cargo para seu proveito luta pelas pessoas. Parabens Francisco Andrade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*