Confrontos entre pelotão da GNR e piquete de greve na estação da Pampilhosa

Posted by

Foi na estação ferroviária da Pampilhosa, às portas de Coimbra, que se registou até agora a maior agitação originada pela greve. Um pelotão da GNR interveio de madrugada e “entendeu usar a força sobre o piquete de greve que ali atuava””, com os sindicalistas a tentarem demover um colega de furar a greve.

De acordo com o coordenador da União de Sindicatos de Coimbra (afeta à CGTP), António Moreira, “o piquete encontrava-se junto à porta da cabine de linha quando o responsável pelo pelotão, à chegada ao local, ameaçou os presentes de que sairiam dali a bem ou a mal”. De acordo com o dirigente sindical “de imediato, os agentes começaram a puxar e a empurrar os elementos do piquete de greve que se apresentavam devidamente identificados, de acordo com o que a lei exige”. Houve pessoas que caíram ao chão, empurradas pelos militares da GNR e “registou-se a agressão a um dos elementos que, entretanto, recorreu ao serviço de urgências dos HUC”. De acordo com os grevistas “um dos agentes chegou mesmo a puxar da arma de fogo”, que terá apontado para cima. “Os militares não ostentavam identificação visível”, denunciam os grevistas.

A acção dos piquetes de greve está prevista e regulada por lei. A USC/CGTP-IN lamenta a atuação da GNR, classificando o uso da força como despropositado e, em todo o caso, excessivo.

Por seu lado, o secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, fez  um “balanço extremamente positivo” da greve geral iniciada às 00H00 de hoje, afirmando estarem a ser registadas adesões entre os 80% e os 100%.

Nos serviços dos hospitais de Coimbra, a greve ronda valores entre os 65% no Bloco Central dos HUC e 90% no IPO.

Os serviços da educação, recolha de lixo, transportes e finanças também estão a ser afetados na cidade, registando-se uma significativa redução de trânsito na cidade.

2 Comments

  1. Nunes vitor says:

    Para que servem os piquetes de greve? Se estamos em democracia faz greve quem quer , ou não é assim?

    • Também come e tem casa quem quer, ou é só quem tem dinheiro? Também leva da polícia quem quer ou é quem o governo quer? Também rouba quem quer?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.