Bispos católicos em Fátima a partir de segunda-feira preocupados com fome em Portugal

Posted by

O agravamento dos casos de carência alimentar em Portugal é uma das preocupações dos bispos católicos, que se reúnem em Fátima em Assembleia Plenária a partir de segunda-feira, revelou à Lusa o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

“É natural que os temas da atualidade surjam nos diálogos da Assembleia [Plenária]. Estou certo que o presidente da CEP, D. José Policarpo, os abordará no seu discurso de abertura. É claro que os nossos bispos sentem como seus os problemas por que passa o povo, carências que se têm agravado ultimamente, mesmo a nível alimentar”, explicou Manuel Morujão.

“Já não se trata de nível de vida com dignidade, mas de questões de subsistência, de matar a fome”, salientou o padre, sublinhando que a Igreja Católica “está no terreno para evitar ou reatar ruturas, sobretudo através dos seus múltiplos centros sociais, das Conferências de São Vicente Paulo, das Cáritas, das Misericórdias, que têm uma enorme capacidade de serviço social”.

Outras questões vão também ocupar os bispos portugueses que estarão em Fátima até quinta-feira, prevendo-se que a Assembleia Plenária da CEP aprove duas notas pastorais.

A primeira, intitulada “Caminho da Esperança”, surge a propósito dos 90 anos do Corpo Nacional de Escutas, que é “o maior movimento de juventude em Portugal, com 1.100 agrupamentos, implantado em todos os concelhos e com cerca de 70 mil membros”, destacou o porta-voz da CEP.

A segunda nota pastoral que estará em discussão respeita ao 150.º aniversário do nascimento da Beata Maria do Divino Coração, uma jovem alemã que foi responsável de uma obra social de recuperação de jovens, no Porto, e que foi beatificada pelo Papa João Paulo II.

A partilha de iniciativas e projetos de cada diocese relacionada com o Ano da Fé, a informação sobre as atividades das comissões episcopais e a apresentação do inquérito sobre “atitudes e representações da sociedade portuguesa face à Igreja” constituem alguns dos pontos agendados para a Assembleia Plenária da CEP.

(Texto: Agência Lusa)

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*