Banco Alimentar recolheu perto de 700 litros de leite no primeiro dia da campanha online

Posted by

O Banco Alimentar contra a Fome já tinha recebido perto de 700 litros de leite e mais de 200 quilos de salsichas, um dia depois do arranque da campanha online de recolha de alimentos.

Até às 13H30, tinham sido doados 694 litros de leite, 215 quilos de salsicha, 199 quilos de açúcar, 222 litros de azeite, e 151 litros de óleo.

Na primeira campanha online, realizada em maio de 2011, o Banco Alimentar já tinha recolhido à mesma hora 4.126 litros de leite, 1.741 quilos de açúcar, 1.610 litros de azeite, 1.424 litros de óleo, 1.088 quilos de salsicha e 390 quilos de atum.

Contactada pela agência Lusa, a presidente da Federação Portuguesa de Bens Alimentares, Isabel Jonet, disse que não se pode fazer um balanço comparativo entre um ano e outro, explicando que a campanha teve de ser antecipada este ano para coincidir com a 10.ª jornada da Liga de Futebol.

A divulgação oficial da campanha só será feita no próximo fim de semana ao mesmo tempo que será realizada a tradicional recolha de donativos à porta dos supermercados.

“Nós nunca fazemos uma divulgação separada e tivemos de antecipar a data de abertura da campanha para coincidir com a 10.ª jornada da liga”, explicou, adiantando que essa comparação só poderá ser feita quando começar a “campanha saco” à porta dos estabelecimentos comerciais.

Isabel Jonet adiantou que hoje e no domingo os jogadores da Liga de Futebol vão apelar à participação na campanha nas suas t-shirts, com a inscrição www.alimentestaideia.net, a morada eletrónica do portal de doações do Banco Alimentar.

Sobre as expetativas em relação às campanhas, Isabel Jonet disse que é preciso esperar pelo próximo fim de semana para ver como as pessoas vão reagir.

“Apesar dos portugueses sempre muito solidários, há muitas pessoas que se encontram em dificuldades”, disse a presidente do Banco Alimentar, acrescentando que “não é preciso dar muito, é preciso serem muitos a dar”.

Segundo Isabel Jonet, houve um acréscimo do número de pedidos das instituições de solidariedade ao Banco Alimentar para poderem responder ao maior número de utentes.

“Também há mais pedidos diretos de pessoas carenciadas ao Banco Alimentar, que encaminhamos para uma instituição”, explicou.

Na última campanha online, que decorreu de 24 de maio a 03 de junho deste ano, o Banco Alimentar recolheu 72,5 toneladas de alimentos, num valor global de 77.440 euros.

O Banco Alimentar vai realizar três campanhas: A campanha online, que se estende até 09 de dezembro, a tradicional recolha de alimentos nos supermercados nos dias 01 e 02 de dezembro e a “Ajuda vale”, que decorrerá entre 01 e 09 de dezembro nos supermercados, onde as pessoas podem comprar vales de cinco produtos selecionados.

No portal de doações online, os internautas podem comprar seis produtos (azeite, óleo, salsichas, atum, leite e açúcar) que serão depois doados a quem necessita.

A última campanha online contou com a adesão de perto 2.500 internautas com doações registadas e pagas, tendo sido a média do donativo de 31,26 euros, com o leite a ser o bem mais oferecido pelos internautas, seguido do azeite e açúcar.

 

Autor: Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*