Associação Animal estuda formas legais de travar abate de bovinos em Idanha-a-Nova

Posted by

A Animal, associação de defesa dos direitos dos animais, anunciou em comunicado que está a estudar formas legais de impedir o abate de bovinos que vagueiam sem controlo em Segura, Idanha-a-Nova.

Fonte autárquica referiu hoje à agência Lusa que a GNR começou a disparar sobre os animais na quinta-feira, no seguimento de um edital da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

O organismo prevê a eliminação de cerca de 250 animais bravos que já atacaram pessoas e bens e nos quais já foi detetada BSE (doença das vacas loucas) e tuberculose.

Em comunicado, a presidente da Animal, Rita Silva, classifica a operação como “um massacre”.

Segundo a dirigente, “estão a ser estudadas todas as possibilidades legais” de travar a ação.

Rita Silva refere que, de acordo com testemunhas oculares, estão a ser abatidas “vacas grávidas” e “outras acabadas de dar à luz, mortas com os recém-nascidos junto a si”.

“Esta situação tem que ser travada, um Estado não pode promover um massacre destes”, defende.

O abate dos animais acontece depois de, em setembro, ter sido encontrado morto um pastor com sinais de ter sido atacado por touros e de no início de outubro um caçador ter sido ferido com gravidade depois da investida de um dos animais que entrou numa zona de caça.

A DGAV estima que as cabeças de gado ocupem “centenas de hectares”.

 

(Texto: Agência Lusa)

20 Comments

  1. POVO CRUEL ! PORTUGAL NUNCA DÁ O EXEMPLO EM NADA ! SERES SEM ESCRÚPULOS ! BESTAS DE PORTUGUESES 1É SEMPRE MAIS FÁCIL ASSASSINAR ! MASSACRE SEITO POR BESTAS PSICOPATAS QUE SÓ GOSTAM DE ASSASSINAR ! ATÉ PARECEM ESPANHÓIS !

    • segurança says:

      Olha cruel é morrer sem assistência médica no meio de nada e sabe Deus com quantas dores! Cruel é encontrar-se no hospital entre a vida e a morte depois de ter sido atacado por estes pobres animais! Cruel é ter que passar o resto da vida numa cadeira de rodas porque uma vaquinha se lembrou de vir pastar para a estrada! Cruel é ter que pagar vezes sem conta estragos em carros, propriedades, e outros bens sem ter maneira de recuperar nenhum desse dinheiro! Cruel é ter que ficar em casa com medo de sair a rua e ter que fugir à frente de um destes animais para sobreviver! E MAIS QUE TUDO CRUEL E OUVIR OPINIOES ERRONEAS DE QUEM NADA SABE E SO SE LEMBRA DE CRITICAR PORQUE "ACHA" QUE ESTA MAL ABATER ANIMAIS DOENTES, BRAVOS, E COMPLETAMENTE IRRECUPERAVEIS SO PORQUE COITADOS TEM MAIS DIREITO A VIDA QUE O SER HUMANO… ATE PARECEM BRASILEIROS!!!

    • O que fez a senhora quando se soube que os bois andavam à solta pelas ruas a amedrontarem quem passava? Realmente estamos num país de treinadores de bancada. Trata-se de um problema de segurança publica e os animais andam à solta

      • segurança says:

        Olha a Senhora como muitos outros habitantes da aldeia, fez queixas sem conta às autoridades da GNR que claro não podiam agir porque os animais não estavam "oficialmente identificados…. Falem quando conhecerem a historia do inicio até ao final, não julguem, que é o que o portuga faz melhor, julga-se porque é facil criticar, mas soluções que é bom népias! E agora que finalmente o povo pode ter sossego vêm os grandes linguas de farrapo cagar senteça! Em vez de criticar tivessem agido antes!

  2. Enfim… a DGV no seu melhor.

    • segurança says:

      Graça a deus, porque se dependesse de gente com o sr… ai jesus bem podiamos esperar que se instala-se na nossa aldeia para fazer negocio com a sua agência funeraria, né mesmo? Temos pena, não é desta que vai enriquecer!

  3. os senhores da animal só se manifestam à porta das praças de toiros, lá está a comunicação social!!! à meses que este assunto é falado e não fizeram nada?

  4. Suzete Lage says:

    Porque abater essas vacas quando se pode simplesmente tirar previlegios desses animais que vagueiam em Liberdade…. como atracao turistica por ezemplo? Eu dou-vos um ezemplo… Em Andorra ao Norte de Espanha … Pirineus… Uma das coisas mais bonitas de ver e as vacas e os cavalos deambularem pelas estradas principais… na zona de Montanha todas as pessoas respeitam e compartem o espaco. e conduzem mais devagar e nao ha probelema e uma orijinalidade… e bonito os animais nao atacam ninguem.. nao sao como os humanos… sao melhores… so querem que os deixem viver em paz.. e teem os seus direitos…

    • Anti-vacas em Segura says:

      Olha primeiro vai aprender a escrever correctamente em português, e se gostas assim tantos das vacas, vai buscar algumas para irem passear la para a zona onde moras, e depois logo vimos se são assim tão doceis e calmas com o resto da tua visinhança…. falas porque ainda nunca tives-te que fugir à frente de nenhuma, porque o dia que te acontecer, se levares com um daqueles cornos pelo anus acima, tenho a certeza que a tua prespectiva de convivência entre "as vaquinhas" e os humanos muda logo…

  5. _Não digam asneiras sem ter conhecimento do que se passa, pois vou vos esclarecer._ Esta situação arrasta-se há 12 anos com um proprietario de 1100 ha que colocou na sua exploração 150 bovinos de raça brava, sem ter infras adequadas (a propriedade não esta devidamento vedada e não tem mangas de contenção). A partir daí nunca mais cumpriu com os seus deveres de prorietário e responsavel pelos os bovinos, isto é nunca mais efectuou despiste de doenças, nunca mais identificou animais, nunca recolheu cadaveres,nunca alimentou os sus animias em periodos de carencia, nunca mais vendeu ou comprou bovinos, isto é abandonou a exploração. O que motivou que em exploração não vedada os animais saissem a procurar alimento inportunando vizinhos, destruindo culturas, levando ao abandono de terras e espanhando-se os animias por um a area de cerca 3000 ha._ Infelizmente nesta região existe tuberculose bovina em bovinos e espécie cinegéticas o que tem originado um grande esforço economico dos produtores de bovinos em efectuar diversas vezes por ano trabalho de despistagem, trabalho este que é invalidao por este bovinos assilvestrado não o efectuarem.
    _

  6. No entanto há algumas pessoas que tiram proveito de tanta incuria nestes anos todos, alguns locais que abatem clandestinamente bovinos e introduzem a sua carne em mercados paralelos.__

  7. Aos que interrogam o que foi feito? pois queiram saber que a atitude de matar os animais a tiro só foi tomada como ultimo recurso._ Em setembro 2011 foi iniciada a captura dos animias pelos metodos tradicionias tendo sido encerrados 28 bovinos que foram conduzidos ao matadouro. Nesta data abateram-se a tiro 16 bovinos (touros adultos por segurança do pessoal interveniente), lembrem-se que se trata de touros bravos._Após esta data o proprietário solicitou a possiblidade de ele proprio capturar os seus animias, pretenção atendida. Como de setembro de 2011 a abril de 2011 ele não tivesse capturado nenhum bovino ou desemvolvessse qualquer atitude, em junho de 2011 entraram em acção campinos profissionais de Benavente e Vila franca, que após intensso e empenhado trabalho apenas conseguiram encerrrar 8 bovinos, conduzidos a matadouro._ A partir daqui e após a morte de um pastor, que pacatamente apascentava o seu rebanho na sua propriedade localizada nas imediações e colhida grave sofrida por um caçador, por mais que gostemos de animais, não resta alternativa do que abater estes bovinos a tiro.

  8. _Alem destes acidentes recentes existe um largo historial de acidentes com viaturas, destruição de culturas, agressões a residentes locais com braços, costelas partidos outro que perdeu um olho etc._ Que fique esclarecido, pois estou certo que pelo menos pessoas dignas não emitirão mais comentários idiotas.

  9. Era preciso quee a Animal soubesse alguma coisa sobre direito, legislação, etc… o que não é o caso. São uns incompetentezinhos que só sabem fazer manifestaçõezinhas sem sentido!

    • o que mais me revolta é que esta gente que se julga dona da verdade, não sai dos gabinetes, não sabe o que é levantar de madrugada, ter o prazer de sentir o ar fresco na cara, ver uma vaca parir e ter o previlegio de ver o vitelo dar as primeiras mamadas, ter orgulho nos feitos dos seus animais, triste é o mundo desta gente, que se limita a janela do seu computador armados em espertos quando a sua realidade é apenas aquela que alguns querem que seja. Ninguem ama mais os seus animais que eu e tenho a certeza que se dessem a escolher os animais quem seria o seu dono seria eu o escolhido e não esta gente que fecha os seus aniais de estimação em aparteamentos impedindo estes de exercerem o seu comportamento natural.

      • Respostas mais que corretas do sr. anónimo, também sou da região e conheço bem o assunto, espero que a DGAV a sra.Suzete Lage e a Sra. Zulmira tenham ficado esclarecidos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*